A "Pfungstädter Brauerei" é uma cervejaria alemã familiar e independente localizada na cidade de Pfungstadt a cerca de 45 Km ao sul de Frankfurt. Fundada em 1831 pelo senhor Justus Hildebrand, hoje produz cerca de 450,000 hectolitros/ano, exportando para diversos países.
Líquido turvo de coloração ocre. No copo forma espessa camada de creme bege claro, feito de bolhas pequenas, extremamente resistente.
Aroma bastante fenólico, remetendo à cravo e pimenta com reminiscências de fermento. Diferente de uma tradicional 'Hefeweizen', percebe-se nuances bem mais pronunciadas de lúpulo herbáceo que se sobrepõe aos ésteres com ecos de banana verde. Interessante.
Na boca impressiona pela personalidade e sabor muito próprios, consideravelmente diferentes da maioria das cervejas de mesmo estilo. Notas frutadas de melão, banana e chiclete acompanham toques de cravo e alecrim - delineando uma paladar levemente adocicado contraposto por um amargor acima da média. De corpo médio e elevada carbonatação, possui excelente 'drinkability'. O final suculento traz muito frutado meio a ondas doces de malte e especiarias com lúpulo suficiente para equilibrá-la na medida certa.
No meio cervejeiro há uma certa tendência (não uma regra) de que cervejas acondicionadas em garrafas verdes sejam mais lupuladas. O caso da "Justus Eizen Hefe Hell" parece ir de encontro à tal tendência.
Uma das melhores cervejas de trigo alemãs que já tive a oportunidade de provar. Vale muito conhecê-la.