Na aparência, essa Ur-Bock Dunkel é uma cerveja de tonalidade bastante escura, avermelhada, cor de mogno. Pela cor densa, não é possível visualizar turbidez, mas possui algumas linhas de efervescência e nada de sedimentos. Formou uma camada de média/curta espessura de espuma clara e cremosa, com pequenas bolhas, que assentou rapidamente. Ela deixa muito pouco lacing ao redor.
Quanto ao aroma, ela mostra desde o início que é uma típica Bock. Desprende com facilidade notas bem definidas de malte: cereal tostado, chocolate, madeira, casca de pão, biscoito, toffee, castanhas/amêndoas, frutas secas, ameixas, passas, cerejas. Lúpulo floral e fermento são meramente coadjuvantes, menos destacados. Volatiza um pouco de álcool, o que gera uma suave característica vinosa, que aumenta, conforme o líquido vai esquentando na taça. O conjunto traz muito sabor e a complexidade é muito boa. Não se verificou a influência de off-flavors.
Na boca, ela demonstra novamente fidelidade ao estilo. O paladar é adocicado, caramelado, denso e com intensa picância alcoólica. As notas são as mesmas apreciadas no buquê. Amargor tostado e álcool fazem contraponto a toda essa carga de doçura, o que diminui o desequilíbrio, mas não o elimina. O lúpulo, com um perfil seco e resinoso, ainda faz um papel discreto, mas pode ser percebido claramente ao final do gole. Retrogosto ainda meloso, adstringente e com uma secura muito acentuada; traz sensações de madeira/defumação, malte denso e tostado, caramelo, café e chocolate amargo. O corpo dessa cerveja é sedoso, ligeiramente aveludado. A carbonatação é mediana e contribui para a maciez da textura. O álcool é perceptível, mas está muito bem adequado ao estilo e não destoa. A drinkability é boa, porém limitada pelo caráter realmente intenso e pesado dessa Bock. Cerveja bem forte para quem não está acostumado.
Essa Ur-Bock Dunkel é mais uma Bock muitíssimo bem elaborada pela Einbecker Brauhaus. É uma cerveja que segue o estilo à risca, demonstrando sempre muito caráter e muita potência, sem enjoar (ao menos para meu gosto). Possui um aroma que fica cada vez mais saboroso com o aumento da temperatura. Seu retrogosto profundamente seco também surpreende positivamente. Típica cerveja de inverno, muito adequada para harmonizações. Sem sombra de dúvidas, especial. Recomendadíssima!!!