Essa Bohemia Regent é mais uma Světlý Ležák da cervejaria Pivovar Regent, da República Checa. Ela é considerada Premium Lager e fica um pouco abaixo da Prezident, a outra Czech Pilsner do portfólio da Regent.
Em tulipa, exibe um visual mais sóbrio. Trata-se de uma cerveja dourada/marrom-clara, porém mais opaca e menos brilhante. Bem turva, porém sem sedimentos e sem muita efervescência aparente. Forma uma camada média/baixa de espuma branca, cremosa, sobre o líquido mas com curtíssima duração, se dissipando bem rapidamente e deixando apenas um aro na borda da superfície. Lacing nulo.
Seu aroma é bem saboroso, visivelmente focada em malte seco, porém trazendo sim traços notáveis de lúpulo nobre e floral. Notas bem panificadas de malte e além: biscoito, pão, caramelo, madeira/torra leve, castanhas/amêndoas, frutas secas/frutas cristalizadas, laranja, mel. DMS e oxidação perceptíveis, mas, honestamente, pouco relevantes. O buquê é bastante agradável. Não traz grande complexidade ou profundidade, mas há grande harmonia entre lúpulo e malte.
No paladar, há um certo equilíbrio entre amargor e dulçor, sem guerra de sensações. Base maltada, panificada, seguida por firme amargor lupulado. Muito refrescante e muito saborosa. Leve acidez. Com sabor de pão, cereal, malte rústico e açúcar residual. Oxidação marcando presença sempre (estilo bem afetado por off-flavors). Retrogosto curto e pouco marcante, remetendo a malte bem leve, pão, cereal, frutas secas e leve torra/madeira. Cerveja de corpo leve, um pouco aguado, mineral e ralo. Carbonatação mediana, com uma crocância que trabalha a favor da refrescância. Álcool discreto, muito tranquilo e bem inserido. Drinkability muito boa, pois a cerveja é super leve, refrescante e fácil de beber. Absolutamente Session, sem sombra de dúvidas.
Essa Světlý Ležák (Bohemia Regent Premium Lager) é uma boa opção como Lager leve e refrescante. Muito embora não tenha apresentado lúpulo/Saaz muito contundente, ficando na margem entre uma PAL e uma Czech/Bohemian Pilsner. Enquanto a Prezident aposta em mais malte, mais doçura, esta aqui finca raízes em maior equilíbrio e harmonia, trazendo resultados mais aceitáveis. A menos de retrogosto fraco e corpo leve, até que o desempenho foi bem agradável. Recomendo tranquilamente! Melhor ainda seria tomá-la fresca no país de origem.