Viagem e Cerveja - Onde beber na Rússia
A Rússia não tem um grande histórico de boas cervejas, pelo menos não que a gente conheça aqui no Brasil. O BREJAS pôde ir e conferir que, realmente, não há nada de grandioso em termos de cervejas locais e que a famosa Russian Imperial Stout, de russo, acho que só ficou o nome mesmo, porque encontrá-la por lá não é tarefa fácil.
Porém, não desanime ainda. O país tem uma grande variedade de cervejas europeias, principalmente danesas, tchecas e alemãs, então dá pra se tivertir bastante por lá. Logo abaixo você terá algumas dicas de lugares onde beber suas cervejas especiais em Moscou e em São Petersburgo, as duas principais cidades russas.
TINKOFF
Uma micro-cervejaria que começou em São Petersburgo em 1998 e já tem 9 bares em diferentes cidades da Rússia, incluindo Moscou.
BREJAS visitou a cervejaria original de São Petersburgo em junho de 2009 e gostou do que viu. Eram 6 cervejas diferentes: duas de trigo, duas pilsens, uma lager clara e uma escura. Todas são muito boas.
Aí dentro fica a Tinkoff
Ricardo Sangion ao descobrir a cervejaria (e o pingo d'água na lente ficou bem no nariz)
Balcão grande, boa cerveja e garconetes bonitas
O restaurante/bar de São Petersburgo é grande e tem diversos telões.
Chopeira com 6 estilos de cervejas próprias
Com as instalações da cervejaria ao fundo
A fábrica é visível a todos os frequentadores do bar
São Petersburgo
Kazanskaya, 7
Duas quadras atrás da Kazan Catedral
Moscou
Protochniy Pereulok, 11
Próximo à estação Smolenskaya do fantástico metrô da cidade
Shtolnya
O nome quer dizer "galeria da mina". E não é a mina mulher dos manos não. A casa tem o interior como se fosse uma mina de carvão, toda em pedra e colunas de madeira, além de objetos de mineração como decoração.
Moscou
Zatsepsky Val, 6/13
Próximo à estação Paveletskaya do metrô.
Fica escondido atrás de outro restaurante circular e ao lado de um restaurante italiano e outro asiático.
http://www.shtolnya.com
Starina Muller
Uma das mais antigas redes de cervejas especiais e também uma das que oferece a maior variedade de cervejas on tap. São diversos endereços em Moscou. Além do nome característico, o logo tem um alemão com aquelas calças verdes e suspensórios vermelhos, então já sabe: é uma típica casa alemã, com pratos típicos do culinária da Baviera. São cerca de 15 cervejas diferentes na pressão, a maioria da região de Munique na Alemanha, mas há uma ou outra "estrangeira".
Um fato curioso é que não deixaram tirar fotos dentro da casa. Conseguimos uma logo na entrada, que não ficou tão legal. Uma pena!
Vários endereços em Moscou:
- Malaya Dmitrovka, 18a
- Vorontsovskaya, 35b
- Schmitovskiy Proezd, 2
- Bakuninskaya, 7
Lojas de Conveniência
Quando o BREJAS esteve na Rússia, se espantou com a quantidade de lojas de conveniência próxima a metrôs, ou até mesmo dentro deles, oferecendo dezenas de boas cervejas por preços muito atraentes. Portanto, fique atento às geladeiras.
DICAS DO BREJAS
BREJAS já esteve na Rússia e sugere:
- Procure pelas cervejas da Baltika, em geral são muito boas
- Prove as cervejas Redd's. São cervejas com sabor de frutas, direcionadas ao público feminino, mas que são bem interessantes.
- Aproveite que o país tem uma boa variedade de cervejas tchecas e não deixe de prová-las
- Assim como no Brasil, há muita cerveja mediana e ruim, portanto pesquise com antecedência o que irá beber
- Não beba cerveja na rua. É proibido. Mesmo que você veja que as pessoas bebem e que haja a venda de cerveja gelada dentro do metrô, saiba que os guardas podem pará-lo se te pegarem bebendo, especialmente dentro do metrô, onde há placas de "proibido beber". E guardas russos são tão ou mais corruptos que no Brasil.
- Encontrei cervejas russas em outros países da Europa, como por exemplo Copenhaguem e Berlim, principalmente em lojas de artigos russos (meio óbvio não é?). Portanto, se ficou curioso em conhecer alguma cerveja produzida na Rússia, vale a pena fazer uma pesquisa antes de viajar.
Na zdorovje!
Tem dicas de cervejas russas ou de bares/pubs/ imperdíveis na Rússia? Compartilhe-as conosco e com os demais leitores, enviando as suas barbadas e suas fotos (se as tiver) para o nosso e-mail [email protected]. Elas serão publicadas no site juntamente com as nossas, para alegria de todos os leitores do BREJAS.
Para deixar seus comentários, visite o correspondente post do Blog do BREJAS.