Detalhe da Avaliação

3.9 264
República Tcheca
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
03 de Setembro de 2008 56766
(Atualizado: 02 de Maio de 2013)
Avaliação Geral
 
3.5
Aroma
 
7/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Uma Bhoemian Pilsener onde realmente o lúpulo predomina, mas que o malte se faz presente no final do gole. Ela é uma perfeita representante do estilo, sendo ótima pra quem quer conhecê-lo ou pra quem é fã.
Ainda mais pela história (contada abaixo) que faz com ela represente muito para o mundo cervejeiro.

Ela tem cor amarelo sem ser brilhante, espuma de média formação que torna-se uma camada fina e persistente.
O aroma é predominantemente floral do lúpulo saaz, no entanto o malte se faz presente.
O sabor é o mais lupulado das brejas do estilo que este degustador já provou, mas não é adsringente, pelo contrário, desce equilibrado pelo malte e faz valer toda a fama dessa breja, pq mesmo sendo mais lupulada, ela consegue um amargor agradável e sem pegar na garganta, agradando a todos os paladares de amargor numa breja, merecendo ter virado estilo e ser copiada até hj.

O retrogosto é de média duração, mais pra seco, limpa a boca e pede um novo gole. Ótima drinkability.

O fato é que, na minha opinião, outras cervejas do estilo já superaram ela tanto no aroma, quanto no sabor, mas que ela é ainda uma ótima breja e sua história e representatividade no mundo cervejeiro fazem dela uma referência e uma breja pra sempre ser lembrada e... degustada.


História da Pilsner Urquell - Até 1840 a maioria das cervejas fabricadas na Boêmia, região da atual República Tcheca, eram Ales (alta fermentação) de cor escura e turvas. O padrão destas cervejas variava muito em sabor e qualidade, o que causava insatisfação nos seus consumidores. Em 1839 os cidadãos da cidade de Plzen (Pilsen) fundaram a Bürger Brauerei (cervejaria dos cidadãos) com o objetivo de fabricar cerveja segundo o estilo da Baviera, região da atual Alemanha. Os cervejeiros da Baviera já possuíam experiência na fabricação de cervejas utilizando a estocagem em baixas temperaturas dentro de caves utilizando fermento Lager (baixa fermentação), resultando em cervejas mais claras e transparentes.

A Bürger Brauerei contratou o cervejeiro da Baviera Josef Groll que no dia 5 de outubro de 1842 produziu a primeira leva de uma cerveja que daria início a um novo estilo. Esta cerveja foi a Pilsner Urquell, uma cerveja de cor dourada, límpida e brilhante com um ótimo perfil de lúpulo. Esta foi a primeira "Pilsen" da história. Vários fatores ajudaram no surgimento deste novo tipo de cerveja. O controle sobre o processo de malteação permitiu que maltes mais claros pudessem ser obtidos, resultando em uma cerveja de cor mais clara, dourada, diferente das cervejas escuras mais comuns na época. A presença de ingredientes de boa qualidade como a água com baixo conteúdo de minerais de PLZEN, conhecida como água mole, ideal para a fabricação deste tipo cerveja, os maltes da Boêmia e da Morávia e o lúpulo da variedade Saaz da região de Zatec. Na época, a popularização de copos de cristal permitiu que as pessoas pudessem ver e apreciar a cor do que estavam bebendo. A cor dourada daquela nova cerveja contribuiu muito para que ela se tornasse um sucesso.

Muitas cervejarias passaram a tentar reproduzir aquela cerveja. Hoje a maior parte da cerveja consumida no mundo é denominada pelos seus fabricantes de Pilsen, apesar de que elas não são parecidas com a Pilsen original de Josef Groll, a não ser pela aparência. A palavra Urquell significa "original", portanto Pilsner Urquel significa a cerveja Original de Pilsen.

Nota da história: http://paraquevocerveja.blogspot.com.br/2009/05/pilser-urquell.html

Detalhes

Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Cinco Maltes
Preço
17,50
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .