Finalmente tive a oportunidade de provar a mãe de todas as Pilsner. Nunca nem pensei em chegar perto da tcheca por causa dos preços estratosféricos que chegavam ao consumidos final e obviamente não chegava nem perto de valer a pena pagar por uma cerveja que teoricamente é simplória (não que eu ache justo o preço cobrado no país, mesmo por cervejas deliciosas e complexas). Sua garrafinha é muito mais bonita vista ao vivo e a cores. Apesar da cor da garrafa e da delicadeza da cerveja, não apresentou nenhum sinal de Lightstruck. Apesar de toda sua delicadeza e corpo leve, ainda assim continua saborosa, fresca e aromática.
Sua cor já é uma boa surpresa. Esperava algo como um dourado fraquinho. Mas sua cor se mostra de um dourado com tons alaranjados, bem vívidos, além de ser completamente límpido. Sua espuma se forma com uma facilidade tremenda, mostrando sua coloração bem branquinho apenas por alguns instantes.
O aroma sente-se de longe. Curioso que tinham algumas pessoas que abriram uma Urquell antes de mim a uma boa distância, antes de eu pegar a minha, mas já deu pra sentir de longe o perfume do lúpulo Saaz. Com mais intimidade com a cerveja, além dos florais, é possível sentir notas de biscoito bem agradáveis. Aromas de cereais também estão bem presente, além de um toque sutil de mel, que combatem bem os toques herbáceos de grama fresca que também estão presentes de forma discreta.
Seu paladar continua delicado e agradável. Obviamente não mostra uma intensidade tão forte, mas é saborosa e dona de um equilíbrio invejável. O começo vai sendo dominado pelo dulçor provocado pelo malte novamente com notas de biscoito e mel, ainda somadas a notas de pão branco, tudo de forma bem sutil. O amargor vai aparecendo gradativamente, até tomar conta de toda a boca, deixando uma sensação muito mais longa do que eu esperava. Seu corpo é extremamente leviano e a carbonatação é mediana. Incrivelmente refrescante, cai como uma luva em dias mais quentes (uma pena que não foi o meu caso). Novamente o calcanhar de Aquiles na cerveja, não tem nada a ver com a cerveja em si, mas com os preços abusivos. Essa seria uma ótima opção para ter a toda hora na geladeira.