La Prima Luna é uma Barleywine italiana, da cervejaria Del Ducato, que já foi apresentada para o público brasileiro com alguns rótulos, inclusive a excelente Verdi imperial Stout. Apresentou características mais licorosas e adocicadas, com lupulagem bem discreta.
Vertida na taça, mostrou coloração cobre, com nuances avermelhadas e opaca. Seu creme, de cor bege, se formou com muita timidez e não mostrou-se das mais duradouras, mas mostrando uma certa cremosidade e marcando as laterais da taça.
Os aromas são dominados pelo malte, trazendo um forte caráter adocicado de melaço, mel, cachaça, avelã, doce de leite e chocolate. AO fundo, aromas frutados de ameixas e tâmaras, além de algo picante de baunilha e madeira.
Continua com um império de maltes no paladar, trazendo uma boa união dos tons de mel, com os aromas frutados advindos de oxidação e uma longa maturação, lembrando frutas escuras e vinho do porto. O amargor é bem sutil, trazendo um pouco de torrado e um uma leve lupulagem, que contribui com uma secura, principalmente amadeirada. O retrogosto não é dos mais marcantes ou longos, mas tende ao doce-alcoólico. Mesmo sendo uma cerveja muito potente, mostrou até uma boa drinkabillity, para o estilo. Tem corpo extremamente denso e licoroso, com baixa carbonatação e uma sensação alcoólica equilibrada, apesar de tudo.
Tem características que me encantam no estilo inglês, com toda a sua elegância licorosidade e doçura, lembrando bebidas mais potentes. Mesmo na itália, é encontrada a preços bem mais altos que cervejas belgas por exemplo, o que seria uma grande dificuldade para entrar no Brasil... ou não.