A Birra Del Borgo possui uma linha especial e extremamente inventiva, batizada de Le Bizarre. Trata-se de uma criação diferente por mês, com algum ingrediente ou forma de produção inusitada. A que tive o prazer de provar, foi a bizarrice de setembro, a Keto ReAle. Tem a base na mais tradicional cerveja da Del Borgo, a ReAle, mas traz muito mais malte (álcool e corpo vem junto), menos lúpulo e a adição de fumo.
De coloração âmbar alaranjada, boa limpidez, a Keto ReAle é coroada com um creme de cor bege, bem formado, cremoso e duradouro.
O aroma traz bastante dos maltes caramelados em evidência , comum toque herbal que parece um pouco lúpulo, mas provavelmente vem da adição do tabaco. Há um toque cítrico e frutado que lembra laranja e até goiaba, equilibrando com um terroso de fundo.
O malte vai preenchendo a boca com sua doçura caramelada, lembrando um pouco açúcar mascavo, sendo substituído por um cítrico/doce de geleia de laranja. O amargor herbáceo é extremamente bem inserido, cortado pela marcante doçura e uma acidez agradável. Possui um corpo médio e carbonatação baixa, acompanhadas de uma picância que mistura o fumo e o álcool.
Sou fã declarado de cervejas experimentais e a Del Borgo fez uma com maestria. Conseguiu inserir um elemento bizarro e conseguir um ótimo equilíbrio. Se conseguisse manter o perfume da sua tradicional Pale Ale, seria uma cerveja ainda mais interessante.