Essa Humdinger, da Cervejaria Joseph Holt de Manchester, é uma Ale simples com adição de mel adjunto. Sua coloração é dourado-escuro, opaca, pendendo para o marrom-claro. Não traz sedimentos e apresenta alguns poucos veios de efervescência. Forma uma camada média/baixa de espuma clara, cremosa, com minúsculas bolhas e duradoura permanência sobre o líquido. Deixa bastante lacing aderido às laterais.
Seu aroma traz sensações mais diretas e básicas: muito malte levemente tostado, casca de pão, caramelo/toffee/butterscotch, mel, lúpulo frutado, nobre e floral, frutas cristalizadas, tâmaras, laranja, tamarindo, castanhas e leve mascavo/noz moscada. Complexidade interessante, suficiente. Sem notas excêntricas e/ou desnecessárias. Conjunto bem saboroso e equilibrado, com o enorme benefício de não possuir off-flavors.
Paladar, por sua vez, inicia equilibrado entre amargor e doçura, mas logo os maltes e o mel se sobressaem. Surge uma sensação rudimentar de malte queimado e cereal, que remete a amêndoas. Lúpulo também mostra uma faceta pouco usual, uma pitada floral e frutada ao conjunto. O gole em si não é perfeitamente harmonioso, redondo, mas se mostra bem característico, com personalidade curiosa, sem focar especificamente no mel. Retrogosto expansivo e duradouro, que pende para notas maltadas, secas e defumadas, com gosto de madeira, frutas secas e lúpulo. Cerveja de corpo leve, porém sedoso e macio. Carbonatação média que contribui para refrescar. Álcool absolutamente discreto e pouco notável. Drinkability boa. A cerveja não é difícil de tomar e se mostra uma leve Ale doce que funciona de forma agradável como Session Beer. Refrescante.
Achei essa Humdinger bastante interessante. Apesar de exibir o mel como ingrediente diferencial, achei que seu gole trouxe uma doçura apenas delicada e poderia ser ainda mais melosa. Não chega perto da discrepância de uma Fuller's Honey Dew. Surpreende com pontadas rígidas de amargor e um perfil de torra acima do esperado. Ganha destaque em sua simplicidade. Rótulo recomendado!!!