Detalhe da Avaliação

3.8 1
Buxton.jpg
Inglaterra
Fabiano Pereira
Fabiano Pereira
28 de Janeiro de 2015 1166
(Atualizado: 01 de Fevereiro de 2015)
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Esta Buxton Special Reserve IV Der Nord Sekt é do estilo Sour Ale, sub-estilo Berliner Weisse, este caracterizador de cervejas de trigo que passam por fermentação espontânea (láctica) produzidas no Norte da Alemanha. Estilo raro trata-se de especialidade de Berlim, conhecida desde os anos 1600, e que teria sido chamada de “A Champanhe do Norte” por Napoleão Bonaparte em 1809 (Guerras Napoleônicas). Curiosamente o estilo teria surgido na cidade de Hamburgo. De coloração clara (dourada, amarelo palha etc) e colarinho generoso, mas fugaz, apresenta aroma e sabor dominados por salgado, trigo, frutado cítrico, acidez expressiva (menos que uma lambic) e baixo amargor. O corpo é leve, a carbonatação é elevada e o final é bastante seco, e, aliado ao baixo teor alcoólico, se apresenta extremamente refrescante. Não se presta à guarda e pode ser degustada ao natural ou, para atenuar a acidez, com a adição de xarope de frutas (Himbeersaft) ou de ervas (Waldmeistersaft).

Do alemão, Der Nord Sekt significa Champanhe do Norte e esta série limitada maturou por um ano com Lactobacillus.

É produzida pela Cervejaria Buxton, situada na cidade de homônima que fica dentro do Parque Nacional de Peak Districtc/Derbyshire/Inglaterra. Foi fundada em 2009 por Geoff Quinn e já em 2013 foi classificada como a 53ª melhor cervejaria do mundo pelo Ratebeer. Geoff é alpinista e batizou algumas de suas receitas com o nome de locais que escalou – ‘High Tor’, ‘Jacob’s Ladder’ e ‘Black Rocks’. A cervejaria fabrica lotes limitados de vários estilos, indo de bitter’s britânicas tradicionais, passando por grandes stout’s imperiais até cervejas amargas refrescantes com variedades de lúpulo do mundo todo. O maquinário antigo convive com novas e modernas instalações e a demanda por Buxton tem crescido rapidamente nos últimos anos, o que deve levar em breve à expansão da fábrica. No centro da cidade de Buxton há um Pub da cervejaria, cujas torneias vertem a produção do portfólio bem sortido. Este é o primeiro rótulo que degusto, mas tenho na adega Special Reserve Tsar Bomba III e Special Reserve nº One (parece que elas são ouro líquido!).

Engarrafada em 25/08/2012 – validade não estabelecida. A garrafa é de 330 ml, cor marrom, tampa prateada. O rótulo é simples e traz em letras góticas, nas cores vermelha e preta, o nome da breja; em segundo plano o desenho da Rosa dos Ventos dá o acabamento; por fim há menção ao estilo – ‘Berliner Weisse’, à graduação alcoólica (ABV 2,8%) e se vê o símbolo da cervejaria – a ilustração de uma construção numa colina em Buxton que é chamada localmente ‘Templo de Salomão’.

Vertida na taça o líquido revelou uma coloração amarelo palha, levemente opaco e com mediana translucidez. Não filtrada e não pasteurizada apresentou sedimentos no fundo da garrafa; a espuma de cor branca formou-se de modo abundante, com boa cremosidade e bolhas pequenas; a manutenção foi mediana e as bolhas (perlage) se apresentaram numerosas e pequeninas.

O aroma é elegante e de interessante complexidade, mas não intenso. Pude apreender sensações de acidez lática e algum azedume, bem como notas de frutado cítrico de casca de limão, malte de trigo, leveduras/pão, sutil baunilha e discretos mofo e madeira. O diminuto aroma de lúpulo (IBU 09) restou subjugado pela acidez, mas ostenta o que seria uma sensação herbal. Não percebi aromas animais, tampouco álcool.

No paladar o líquido se apresenta picante e permite perceber acidez láctica que lembra iogurte, frutado de maça e casca de limão, além de malte de trigo, fugaz baunilha, leveduras/pão, mofo e madeira. O amargor de lúpulo é bastante discreto, mas percebe-se um caráter herbal. O final se apresenta seco e picante e o retrogosto traz acidez e leve adstringência. O álcool de ABV 2,8% não foi notado. De caráter efervescente apresentou corpo médio-leve e carbonatação média. A drinkability é excelente, bebe-se fácil e é uma ótima pedida para dias quentes.

O conjunto se mostrou bastante refrescante e a inusitada combinação ácido/cítrico/azedo agradou bastante. Foi o terceiro exemplar do estilo Berliner Weisse que degustei.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
31/Janeiro/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
http://www.saveur-biere.com/
Preço
€ 4,80
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .