Breja originária do norte da França, onde é mantida em adegas frias (lagering) para ser consumida no verão. Hoje, evidentemente, é fabricada o ano inteiro. Inserida do estilo BIÈRE DE GARDE (blond), remetendo às "cervejas de fazenda" daquelas bandas.
APARÊNCIA: Dourada, cristalina, espuma fofa que se forma bem. Não totalmente filtrada, com leve fluoculação da levedura.
AROMA: Maltoso, com ésteres moderados e cítricos. Suave fragância de lúpulos florais e álcool. Algum traço de mofo, sugerindo um ranço (esperado) de adega ou caverna.
SABOR: Complexa e bela! Maltosa, trazendo notais florais e ésteres salpicantes. Há presença amarga e condimentada do lúpulo, que busca equilíbro, embora o perfil seja mesmo maltoso. Final longo e com álcool esquentando e secando o paladar.
SENSAÇÃO: Médio corpo, muito sedosa no início e sensação crocante devido à boa carbonatação.
CONJUNTO: Muito boa! Equilibrada e quente. Lembra uma Saison Belga, sendo esta última um pouco mais ácida. O estilo Belgian Strong Golden Ale é mais alcóolico, mais carbonatado e poussui traços menos rançosos, pois a Bière de Garde é uma cerveja mais maturada.