Detalhe da Avaliação

4.1 3
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Essa Stone Escondidian é uma Imperial Black IPA ou, de forma mais coerente, uma (Imperial) American Black Ale. Ela foi uma edição comemorativa lançada para o aniversário de 15 anos da aclamadíssima cervejaria Stone, da Califórnia. Extremamente e propositalmente exagerada em lúpulo. Benchmark em termos de exagero.

Visual sensacional desde o início. Ela é uma cerveja muito sofisticada, com coloração escura, praticamente preta, sem transparecer efervescência, turbidez ou sedimentos. Forma uma camada média/alta de espuma bege/marrom, cremosa, consistente, com minúsculas bolhas e duração prolongada, persistindo até o fim na taça. Deixa alguns poucos rastros de lacing nas laterais.

Seu aroma é rico e potente, desgarrando notas com facilidade. Sente-se realmente muito lúpulo, de forma crua, bruta, quase em flor ou pellet. Também pudera pois ela é elaborada com variedades cheias de personalidade, como Columbus, Citra, além de dry-hopping de Nelson Sauvin e Pacific Jade. O resultado é cítrico, resinoso/piney e herbal. Com a volatização do álcool, há uma característica picante, quente, quase mentolada (ou de aniz), com jeito de rum/Cuba Libre. A base maltada é muito robusta, com muita sensação de tons tostados/defumados, amadeirados e adocicados, em suma com muito café e, principalmente, muito chocolate. Há também sensações de frutas escuras e berries, como ameixas, cerejas e groselha. Complexidade elevadíssima. Buquê simplesmente transborda personalidade. Sem obviamente qualquer tipo de off-flavor.

Na boca, fica um pouco mais evidente o caráter Black Ale, com muitíssima doçura, principalmente de chocolate e tons caramelizados, acompanhando ainda muita sensação de cereal torrado, malte robusto, queimado e café. Altíssima picância alcoólica, com pontadas incisivas e saborosas. Na língua, esse conjunto todo esconde um pouco o lúpulo e o deixa menos nítido. Perde-se em equilíbrio. Mas o amargor resinoso ou de frutado cítrico (grapefruit) ainda está presente. Retrogosto seco e defumado, muito duradouro, muito longo, remetendo a picância/aniz, chocolate amargo, café espresso e cinzas. Essa cerveja possui um corpo denso, aveludado, com textura muito macia e carbonatação média/baixa. Teor alcoólico elevado (10.8%), porém perceptível somente em momentos pontuais. Drinkability boa, porém bem limitada. Essa cerveja é realmente pesada, tanto em álcool, quanto em lúpulo e torra. É basicamente uma Sipping Beer, para degustações bem lentas. Com tanto álcool, definitivamente não combina com climas quentes.

Para uma cervejaria tão única, não poderia haver uma cerveja comemorativa menos ostensiva. Basicamente ocorrem dois momentos com esse rótulo: a ostentação do lúpulo no aroma e a reviravolta do malte no paladar. De resto, textura, retrogosto e aparência, a cerveja é impecável do começo ao fim. Conjunto primoroso, que faz lamentar que seja apenas uma edição limitada. Simplesmente, uma das melhores "Black IPA" que já pude degustar. Fenomenal!!!

Detalhes

Degustada em
08/Fevereiro/2014
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Onde comprou
Mala amiga
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .