Estados UnidosSergio Curti09 de Agosto de 20113406
Avaliação Geral
4.0
Aroma
7/10
Aparência
4/5
Sabor
17/20
Sensação
4/5
Conjunto
8/10
Interessantíssimo rótulo de conotação belga da californiana Anderson Valley. Essa Double é uma cerveja de visual muito bonito, atraente e elegante. Sua coloração é vermelha/mogno, bastante escura e densa, com reflexos rubis. Exibe pouco rastro de efervescência e um pouquinho de turbidez, mas sem sedimentos. Formou uma camada média/baixa de espuma bege/clara, cremosa, com minúsculas bolhas e que rapidamente assentou sobre o líquido sob a forma de fina película. Deixa alguns poucos rastros de lacing nas laterais.
Seu aroma é adocicado, gostoso de inalar, sem dificuldade para desgarrar sua notas. Ocorrem sensações bastante tradicionais do estilo, como malte caramelado, casca de pão, biscoito, toffee, café/chocolate, um pouco de madeira, avelãs, ameixas/figos, alguns condimentados diversos (cravo, açúcar mascavo e baunilha). Volatiza bastante álcool, o que junto com uma certa sensação de cerejas e cassis, confere um sutil aspecto vinoso, de Porto. Nuances de lúpulo floral e terroso, mas sem enfoque. Pouquíssimo off-flavor, nada muito relevante. Bela complexidade, mas sem aquela personalidade destacada ou diferenciada.
Na boca, o gole é bastante adocicado e picante. Desde o início, se sente muita presença de frutas vermelhas, ameixas, maçãs, caramelo e condimentos (canela e açúcar mascavo). Também ocorrem nuances achocolatadas, bem sensíveis. Amargor apenas marginal, adequado para a proposta. O gole como um todo é muito harmonioso, exceto por um pegada alcoólica um pouco além, o que torna o gole mais quente. Retrogosto seco, suavemente alcoólico/vinoso e defumado, saboroso e prolongado, com sensações marcantes de café/cappuccino, torrefação, madeira e frutas secas. Cerveja de corpo macio e aveludado, suavemente viscosa. Carbonatação média/alta, com crocância elevada, que pinica a língua. Álcool notavelmente potente, sendo destoante em determinados momentos. Drinkability mediana, pois é uma Dubbel pesada em alguns quesitos e isso a limita. Decerto ideal para climas mais frios.
Surpreende ver uma cervejaria extremista como a AVBC fazendo uma releitura de um estilo belga tão tradicional sem apelar para as adaptações norte-americanas. O resultado até que é bastante bom. Essa Brother David's Double da Anderson Valley é uma Belgium Dubbel extremamente saborosa, com uma textura muito macia e um retrogosto defumado e achocolatado primoroso. É no paladar que ela ganha real destaque. Como ponto negativo, fica o álcool um tanto quanto fora do ponto. Certamente é um rótulo que merece bastante atenção. Muitíssimo recomendada!!!