Esqueça aquela breja no estilo stout “tradicional”, com muito chocolate, café e doce de malte torrado. A Storm King Stout (em português, Rei da Tempestade) diz a que veio, mas de um modo totalmente diverso do que você está esperando a partir do primeiro olhar.
A Victory Brewing Company é uma cervejaria artesanal do estado da Pensilvania que vem despontando como um dos expoentes da nova escola cervejeira americana. A Storm King é uma belíssima representante do estilo imperial stout. A coloração é muito preta e a textura, aveludada. O creme ocre é consistente e persistente. No aroma, sobressai o chocolate amargo e um toque de malte tostado.
Já no primeiro gole, a breja se “abre” explodindo em sabores de chocolate, café, canela, baunilha, fermento de pão e até mesmo um toque de frutas vermelhas. Nada, porém, muito doce. Na verdade, o que mais se sente é o persistente amargor lupulado, que casa perfeitamente com o conjunto.
O final é muito longo e remete à canela e ao café. Uma cerveja simplesmente deliciosa que, infelizmente, não está à venda no Brasil. Alô, importadores!