Estados UnidosPedro Bianchi12 de Setembro de 20121602
Avaliação Geral
4.1
Aroma
8/10
Aparência
4/5
Sabor
17/20
Sensação
4/5
Conjunto
8/10
Impossível falar desta cerveja sem comentar o nome e rótulo da obra da Laughing Dog. A cervejaria de Idaho faz uma humorada homenagem ao clássico The Godfather, conhecido por aqui como O Poderoso Chefão. Trata-se de uma Imperial Stout que não tem tanto destaque para a secura dos maltes, e sim pelo caráter mais frutado e até vinificado.
Apresentou coloração marrom escuro e creme marrom em tons mais claro, com uma formação mediana e de duração também razoável.
A riqueza dos maltes é evidente, como esperado para o estilo, evidenciando principalmente tons de chocolate. O destaque como dito, vai para vasta gama de aromas frutados de ameixa, uvas, tâmaras e framboesa. Por fim, uma lupulagem de fundo, mais rústico e terroso.
O paladar tem a acidez bem mais destacada do que se espera para o estilo, chegando a lembrar um pouco a vinho, também graças a potência do frutado. A riqueza dos maltes amacia um pouco o paladar, novamente remetendo a chocolate e castanhas. A adstringência também é muito marcante, novamente lembrando vinho. O amargor dos maltes torrados é moderado. Tem carbonatação e corpo de médios para alto.
Uma das mais diferentes do estilo, totalmente inverso ao que se espera. Ao invés daquele torrado e lupulado intenso da maioria das Imperial Stout, há uma boa riqueza de maltes por trás da acidez e dos aromas vinificados.