Essa Imperial Stout é sazonal de verão (justamente para que seja guardada por 6 meses para ser tomada no inverno) e somente disponível on tap e em garrafas de 750 ml. Seu nome faz homenagem a Zhukov, um dos mais famosos generais russos da 2a guerra mundial.
Coloração negra e totalmente opaca, com mínimo colarinho de aspecto marrom avermelhado que persiste por pouco tempo deixando apenas um fina película na superfície. Retenção quase zero. O aspecto do líquido é bem oleoso e grudento.
Aroma de malte torrado, azeitonas (?), lupulos herbais e madeira.
Sabor meio diferente do que imaginava, iniciando-se com malte escuro e melaço e seguindo com uma certa adstringência vinhosa que chega a ser um pouco azedo. No meio do gole, percebe-se notas herbais e terrosas de lupulo. Continua com frutas escuras, malte defumado e finaliza com notas amargas que persistem no aftertaste.
Corpo mediano a alto, com carbonatação aveludada. Mouthfeel viscoso e suave.
Boa cerveja mas achei-a um pouco defumada demais. As notas vinhosas e azedas remetem ao vinho do porto e ficaram interesantes. Porém, gosto mais das minhas imperial stouts tendendo pro lado de malte torrado, café, chocolate e baunilha. Ainda assim vale muito a pena ir atrás dessa aqui.