Estados UnidosSergio Curti18 de Outubro de 20104231
Avaliação Geral
4.8
Aroma
10/10
Aparência
4/5
Sabor
20/20
Sensação
4/5
Conjunto
10/10
Versão 2010, considerada por muitos como a melhor (dei sorte!)
Outra cerveja extremamente "Cult" e concorrida, a Deschutes The Abyss é produzida todo ano no inverno. É considerada por muitos como a melhor Imperial Stout do mundo, desbancando nomes fortes como 3F Dark Lord, Surly Darkness, Firestone Walker Parabola e Stone Imperial Russian Stout.
Ela leva melaço e alcaçuz na receita e tem 1/3 de seu conteúdo maturado em barris de carvalho e bourbon.
Coloração totalmente escura e opaca, com aspecto viscoso e ótima formação de um colarinho marrom-claro que apresenta ótima retenção e persistencia, deixando um anel cremoso na superfície.
Aroma extremamente complexo: malte escuro torrado, chocolate, melaço, carvalho/bourbon, fumaça e uma pitada de álcool volátil. Não sei porque mas ao sentir o seu cheiro me lembrei daquele aroma marítimo que se sente no litoral, talvez por seu aspecto mineral...mas estou divagando - em resumo, ela tem um aroma fenomenal.
Sabor de malte escuro, melaço, chocolate, frutas escuras, alcaçuz, malte defumado, madeira e finalizando com notas de café. Ainda melhor que o aroma! Percebo um pouco de notas lupuladas bem pro final do gole. As notas de bourbon não são aparentes como no aroma.
Corpo extremamente alto e complexo, com carbonatação media a baixa. Sensação de calor após o gole.
Imperial Stout top de linha, provavelmente uma das melhores cervejas, ou melhor - um dos melhores líquidos que eu ja pus na boca. Aroma, sabor e complexidade perfeitas e dentro do que o estilo pede. Imperdível!