Um verdadeiro desjejum. Uma das mais clássicas Imperial Stout americanas, uma das mais bem rankeadas cervejas dos maiores sites gringos do assunto e com certeza uma das melhores Imperial Stout que já provei na vida. Esse é um dos meus estilos favoritos e minha paixão pelas cervejas americanas começou justamente por provar as obras primas negras que são feitas na terra do Tio Sam. A mais famosa da Founders é a Breakfast Stout, que tem adição de aveia, café e chocolate, tudo de altíssimo nível.
O rótulo com o bebê "cuti cuti" tomando o seu café da manhã já convida para que a garrafa seja aberta e você se junte ao pequeno. Vertida na taça, mostrou coloração bem escura, quase negra, com um pouco de reflexos avermelhados e completamente opaca. Formou-se um creme marrom claro sobre o líquido, mostrando bom volume, persistência e consistência, marcando as laterais da taça.
A adição de café é bem evidente logo no aroma, contrastando com aromas mais adocicados de baunilha, chocolate, aveia e pão. Os lúpulos mostram caráter um pouco mais cítricos/frutados, remetendo a tangerinas e framboesa. Ao fundo me pareceu haver uma acidez de caráter láctico.
O amargor do café vai dominando também o paladar, quase que por todo o tempo, mas é novamente contrabalanceada com as notas de chocolates e a acidez láctica. A aveia traz uma maciez impressionante, de encher a boca, deixando o líquido extremamente grosso e viscoso, com baixa carbonatação. O álcool mostra-se praticamente imperceptível, que é até difícil de acreditar que a cerveja tenha mais do que 8% de graduação alcoólica.
A adição dos ingredientes extras, com certeza fizeram toda a diferença nesta cerveja, e foram inseridos milimetricamente na receita. Talvez uma levedura que tivesse um pouco mais de esteres enriquecesse um pouco mais o conjunto. Mas as vezes é melhor não mexer em time que está ganhando.