Safra 2015
Carinhosamente conhecida como “Super Jubel”. É uma versão produzida e planejada para ser engarrafada de 10 em 10 anos, porém, desta vez não puderam esperar mais 5 anos e lançaram essa versão intermediária. Neste século já foram 3 versões engarrafadas (2000, 2010 e esta), o próximo apenas em 2020. Será que a partir de agora será de 5/5 anos???!!!
É um manjar dos deuses 50% envelhecido por 12 meses em barris de Vinho Pinot Noir e Carvalho Oregon
Apresentação em uma garrafa de 750ml, selada por uma cera dourada e emborrachada. Bem bonita.
Coloração marrom escura, com nuances em rubi.
Espuma bege, de média formação (dois dedos), mas durando até o final da degustação em um fina película e marcando as laterais da taça.
Aroma bem proeminente e complexo de caramelo/toffe, baunilha, licor de cacau, doces em compotas (figo?), frutas caramelizadas, nozes, castanhas e avelã. Algo gramíneo/herbal percebido em segundo plano.
Sabor extremamente complexo dos maltes prevalecendo notas caramelo, baunilha, ameixas, uvas passas, figo, frutas caramelizadas. Seus 10,4% são sutilmente percebidos, dando uma suave e perfeita aquecida. Notas doces de chocolate meio amargo com licor da cacau aparecem do meio pro final. Final quente, cremoso e levemente alcoólico.
Textura licorosa, carbonatação baixa e corpo moderado.
Uma Winter Ale bem consistente. Não aguentei esperar 2016 como sugere a garrafa e abri logo essa preciosidade, um espetáculo de cerveja. Ao esquentar no copo suas notas maltadas ficam mais fortes e mais consistentes.