Essa AB:10 é a primeira da série Abstrakt da Brewdog que eu faço análise. Trata-se de uma Imperial Brown Ale maturada em barris de vinho tinto espanhol. Como esse rótulo foi fabricado em junho/2012, estou degustando um exemplar com 3 anos de guarda. Com um teor alcoólico de 11.5%, ela aguenta até cerca de 10 anos de guarda.
Na taça, seu visual deixa um pouco a desejar em espuma. Mas sua aparência é bastante elegante, exibindo uma coloração marrom-escura, negra, um tom caramelo escuro próximo da cor de uma Coca Cola. Absolutamente opaca e com alguns sedimentos em suspensão. Sem efervescência, sem formação de espuma. A cerveja se mostrou absolutamente flat e até certo ponto decepcionante. Sem espuma, sem lacing.
Aroma de cara, muito complexo, profundo, saboroso. Ocorre uma infinidade de notas sensoriais. Muita fruta vermelha/escura, muitas berries, muita sensação vinosa e alcoólica. Fenóis condimentados de baunilha (sensação muito macia, quase cremosa), canela e açúcar mascavo. De fundo traz traços de chocolate, caramelo/toffee, melaço, torra e amêndoas/nozes. Muita potência nas notas, principalmente nos ésteres e fenóis. E ainda traz sensível evolução com o aumento da temperatura. Taninos delicados, como se realmente fosse um vinho. Absolutamente estupenda.
Na boca, a cerveja é forte, densa, doce e alcoólica desde sempre. Aliás imensa doçura, puxando principalmente para frutados complexos (berries, cerejas, groselhas, passas, ameixas, figos, uvas etc) e baunilha. Muita personalidade, exageradamente doce, absolutamente desequilibrada, sem sensação amarga e/ou de lúpulos. Muito gosto de madeira nobre e barril. Final denso e achocolatado. Picância alcoólica com traços de rum, conhaque. Retrogosto muito saboroso, teimoso, defumado e quente, que remete a torra, café/chocolate, passas/ameixas, condimentos intensos de baunilha e canela. Cerveja de corpo oleoso, viscoso, licoroso. Carbonatação nula, inexistente. Absolutamente flat, como esperado pela ausência de espuma ou efervescência na taça. Álcool muito intenso, mas que em nada atrapalha o paladar, absolutamente bem inserido no contexto, contribuindo para a complexidade. Drinkability bem limitada, não por algum demérito, mas sim pela sua personalidade muito forte e pesada. A cerveja é totalmente Sipping, sem a menor dúvida.
Essa Abstrakt AB:10 é um absurdo criado pela BrewDog. Uma das cervejas mais saborosas que já pude degustar. Parece até injustiça, mas ela perde pontos em características pontuais como formação de espuma ou carbonatação, que afetam ligeiramente o seu desempenho. Apesar de seguir as recomendações de guarda dadas pela Brewdog, fico decepcionado por esse exemplar se apresentar tão choco e sem carbonatação/gás/crocância. Por outro lado, talvez seja uma das cervejas mais alcoólicas que já tomei sem sequer sentir o peso do álcool, sem enjoar. Simplesmente esbanja frutas escuras e baunilha. Desce fácil. Fantástica.