Comecei a prova um pouco atrapalhado porque deixei a cerveja muito tempo no congelador: quando despejei o líquido pela primeira vez no copo não houve formação de espuma. Depois dessa decepção, aguardei alguns minutos pra começar.
O visual ficou prejudicado pela fraquíssima formação de espuma. Cor preta, muito escura, baixíssima carbonatação (culpa da temperatura, eu acho). Quando servi da segunda vez, uma fina camada de espuma escura se formou mas logo se esvaiu.
O aroma estava, surpreendentemente, ótimo: chocolate, malte torrado e madeira acentuados e um fino olfato de acerola e pimenta. No decorrer da degustação o aroma melhorou ainda mais deixando notas de acerola e pimenta mais acentuadas e trazendo um pouco de notas de casca de laranja! =)
Crocante e amarga no sabor, apresentava também chocolate e pimenta, porém, não fui capaz de distinguir mais alguma coisa. Antes de preencher o copo pela segunda vez, trouxe de acompanhamento, ave temperada com molho de pimenta. Deu uma boa combinação, por semelhança.
A sensação final também foi muito boa: acidez, retrogosto seco e prolongado. É uma cerveja refrescante, afinal de contas! O álcool cumpriu seu papel, muito bem inserido sem prejudicar a drinkability. Um fator importante que pode contribuir para balancear essa questão da percepção do álcool diz respeito aos demais componentes e características da cerveja como a pimenta, a acerola, a acidez.
Dependendo do acompanhamento, umas duas ou três garrafinhas descem bem. Pretendo repetir para degustá-la um pouco menos gelada! rs