Essa Bear Ale traz uma aparência bastante firme e atraente. Sua coloração é de um puro marrom-escuro, cor de madeira mesmo, não-avermelhado. Seu aspecto é razoavelmente denso e, por ser bastante escura, possui baixa translucidez. Formou uma camada bastante generosa de creme claro, fofo e disforme (aspecto cremoso mesmo), que demorou a assentar e repousou muitíssimo lacing nas laterais do copo.
Seu aroma é bastante carregado em sensações de malte. Percebem-se então notas marcantes de madeira, torrefação (grãos torrados), castanhas, nozes, uma discreta doçura de caramelo/toffee, de mel e de biscoito, algo sutil de frutas secas como damascos e tâmaras. Com presença marcante, há também álcool e lúpulo com característica mais floral, aromático/resinado ou até herbal, resultando em um buquê equilibrado, saboroso e marcante, bastante harmonioso e típico.
O paladar começa com uma pontada de doçura, logo relegada a segundo plano por um intenso amargor, que domina as sensações até o retrogosto. Notável sensação de castanhas e de frutas secas (damascos, tâmaras). Houve presença de metalizado em alguns momentos esparsos. Retrogosto seco, persistente, adstringente, intensamente amargo/resinoso, remetendo a lúpulo bem seco, com sutil defumação, madeira, torrefação e até café fraco. O corpo é leve, suave, com textura sensivelmente aguada/mineral. A carbonatação é média/fraca, com crocância bastante sutil e delicada. No gole em geral, o álcool é bastante discreto e pouco influencia. Drinkability boa, com um caráter refrescante e bem puxado para o bitter britânico.
Desadvertidamente, eu esperava um pouco mais de doçura nessa escocesa. E essa carga toda de lúpulo/amargor e secura (malte seco, quase turfado) me pegou desprevenido, mas não me desagradou. Seu forte aroma funciona como uma fiel introdução a um igualmente carregado paladar. Tudo sempre com bastante harmonia. Sim, houve algo de off-flavor, mas os prós desse rótulo superam os contras. Para quem curte uma pegada mais bitter, tipicamente britânica, recomendo com facilidade, pois é uma cerveja bem saborosa e que traz um amadeirado/defumado memorável. Show!!!