Como se sabe o "cigano cervejeiro" Mikkel Borg, proprietário da cervejaria Mikkeller, aluga as instalações de outras cervejarias para fabricar suas obras-primas. Esta foi fabricada na cervejaria De Proef situada na cidade belga de Lochristi. A Mikkeller 1.000 Ultramate tem 4,9% de graduação alcóolica e é uma American Pale Ale que teria supostos 1.000 IBU na escala de amargor da cerveja. Não confundir com a Mikkeller 1.000 IBU que tem 9,6% de álcool e é uma Double Ipa.
O rótulo de ambas é bem semelhante com um sujeito mascarado (ladrão?) carregando um saco apoiado nas costas. Vertida na taça revelou uma bonita coloração alaranjada, turva, não translúcida, com boa formação de espuma de cor bege de média duração e que, ainda depois de um tempo, manteve rendas nas laterais. Perlage (bolhas) não perceptível. No fundo da garrafa há deposição de sedimentos.
No aroma o amargor de lúpulo é bem pronunciado e há alguma nota cítrica, talvez de grapefruit.
O sabor é muito muito amargo com alguma adstringência havendo apenas uma leve indicação da presença de malte. O líquido é levemente sedoso e o final é seco, amargo e longo. A carbonatação é média, o corpo é suave e a cerveja, apesar do intenso amargor, não espanca o paladar, não é difícil de beber e é refrescante.
Trata-se de um bom conjunto da Mikkeller. Recomendo!