St. Ambroise Vintage Ale
Informações
Also known as St.Ambroise Millésimée. In honour of our tenth anniversary, McAuslan Vintage Ale has been brewed to continue the centuries-old tradition of strong ales and barley wines. Vintage Ale is rich and malty, with a surprisingly well balanced and clean hop finish provided by classic Goldings hops. The ale is unfiltered and derives its orange hue from wheat malt blended with pale and Munich malts. The malts also provide a hints of caramelized fruit reminiscent of a Christmas pudding. McAuslan Brewing will celebrate each new year by brewing Vintage Ale on our anniversary. As a vintage product, we estimate this ale will remain in good condition for a number of years. Made with a blend of wheat and barley malts, including Munich malt, this unfiltered ale has a lovely deep-orange colour, rich maltiness, hints of caramelized fruit that recall plum pudding, and a surprisingly crisp, balanced finish provided by classic Goldings hops.
Avaliações dos usuários
Líquido marrom, ótima espuma.
O aroma é muito bom e exala bastante.
Notas de maltes tostado e caramelo, chocolate amargo, baunilha e um leve salgado. Médio amargor.
Excelente cerveja.
Aroma com sensações bem adocicadas, trazidas pelo malte, com notas de mel, caramelo, frutas secas ( nozes?), hints amadeiraddos, e de frutas caramelizadas, o lúpulo traz notas herbais intensas, remetendo a própolis junto de notas terrosas, que posteriormente da´um pequeno espaço a sutis sensações florais, que vem acompanhadas de notas cítricas de laranjas e toques muito sutis de defumação.
Corpo bem robusto e com boa carbonatação, licorosa.
Paladar adocicado também. Com o mel e o caramelo tomando a frente, frutas caramelizadas, seguidos de notas herbais de própolis, e algo parecendo aqueles xaropes de melagrião, seguidos de toques amadeirados que juntos com o álcool, faz lembrar Whiskey! Uma boa citricidade de laranjas. O álcool está bem presente com as suas acolhedoras e gostosas sensações de calor e picância!
Retrogosto não muito intenso, aparecendo com bastante dulçor, com caramelo e mel, e frutas caramelizadas, acompanhadas de notas amadeiradas, defumação e com o álcool para finalizar com potência!
Na taça sua apresentação também não deixa a desejar, com uma bela cor âmbar e tons alaranjados, mostrando média turbidez. O creme tem uma bonita cor marfim, que se forma com pouca intensidade e quase não se mantém na taça.
O aroma, ao início, me passou boas doses de malte torrado, com sugestões de caramelo e mel vindo com mais potência e licor de chocolate um pouco mais atrás. Depois de um tempinho, com a cerveja em temperaturas mais elevadas, o aroma ficou bem frutado, trazendo cerejas, coco e frutas passas. Mais a fundo há uma presença mais rústica de notas de madeira e ervas, além de um toquinho de floral.
Na boca a cerveja mantém o bom rendimeto e a alta complexidade do aroma. A presença de maltes e leveduras robustas trazem notas mais doces de mel, caramelo e chocolate, além de uma infinidade de notas frutadas, que vão desde maçã, banana e laranja curaçau, até passar por notas de coco, frutas vermelhas e frutas passas. Ao final, as notas mais "porradas" da cerveja ficam em evidência, com amadeirado bem mais presente do que no aroma além de um pouco de defumado e herbáceo, que é um pouco mais discreto do que as norte-americanas do estilo, não trazendo tanto amargor e talvez por isso tenha um drinkabillity maior. Ainda o final é possível notar um pouquinho de café e um amargor medicinal. Como deveria, a cerveja nos brinda com uma textura licorosa e um corpo robusto, e uma baixa carbonatação. Assim como o amargor, o álcool também é presente, mas não agride absolutamente nada.