A Blond d'Achouffe é na verdade, uma versão canadense "genérica" de nada mais nada menos do que a tradicional belga La Chouffe, feita pela Les Brasseurs RJ e inclusive licenciada pela própria Achouffe. O simpático gnomo da cervejaria belga, está presente, mas com um chapéu de papai noel, que me faz lembrar rótulos de cervejas comemorativas de natal. Não tenho como comparar com a original, pois nunca provei, mas pelo que li, trata-se de uma boa imitação e por um preço bem amistoso.
Na taça mostra uma cor amarelo queimado e alta turbidez. O creme se forma de maneira tímida e logo deixa o líquido solitário, mostrando talvez, sinais da cansativa viagem.
O aroma mostra agradáveis notas de frutas, sugerindo abacaxi, manga, laranja e pêssego. Há um fundo condimentado que fica em segundo plano, mas dando um pouco mais de complexidade a cerveja, nos brindando com aromas de cravo, coentro e ervas finas. Há também notas doces de mel e caramelo, além de tons alcoólicos. Infelizmente, sente-se nitidamente aromas de papelão e algo pútrido no aroma, afundando o que seria um ótimo perfume.
Na boca continua trazendo as notas frutadas em primeiro plano, principalmente abacaxi e laranja, novamente com o mel dando nuances adocicadas e com cravo e pimenta notas mais temperadas. Desta vez, a cerveja não traz as notas podres do aroma (ainda bem), fazendo com que a cerveja tenha melhor rendimento na boca. O álcool se faz presente, mas não de maneira que me incomode o paladar. O que talvez tenha me incomodado é a acidez, talvez um pouco mais forte do que eu gostaria.
Em linhas gerais, não é uma má cerveja, obviamente com melhores cervejas no estilo, mas se houvessem cervejas genéricas a esse preço pelo Brasil (acho que as únicas que poderiam ser comparadas aqui são Leffe e Hoegaarden), não reclamaria nada de sempre ter algumas na geladeira.