A Brasserie Dieu du Ciel (http://www.dieuduciel.com/) fica em Montreal na parte francesa do Canada. Ja tinha tomado uma faz mais ou menos um ano e meio, e desde entao sempre ouco falar bem de suas cervejas. A Charbonnie (que quer dizer mulher do carvao) e' uma cerveja defumada (tava faltando uma dessas aqui no blog) inspirada nas alemas de Bamberg.
Coloracao marrom escura, quase opaca, com discreta espuma branca cremosa que persiste por um tempo.
Aroma forte e unico tipico das rauchbiers, porem com carater mais de fumaca e madeira do que de bacon propriamente dito ( a Schlenkerla e' um pouco mais "baconizada" que essa) .
Sabor dominado pelo defumado durante todo o consumo, com algumas escassas notas de malte escuro que conseguem vir a tona atraves da nuvem de fumaca. No final pode-se perceber o amargor dos lupulos terrosos usados.
Corpo pendendo mais pro lado do light, o que deixa-a mais facil de beber. Carbonatacao media-alta.
No geral uma cerveja simples com predominio do malte defumado. Se voce gosta da Schlenkerla provavelmente vai gostar dessa aqui.