A Bodebrown Double Perigosa Wood-Aged 2014 foi o primeiro lançamento comercial de uma linha de cervejas feitas pela Bodebrown com maturação em madeira e com perfil adequado para longos períodos de guarda. O rótulo de estreia é uma strong ale extrapolada a partir da receita da Perigosa Double IPA, com 4 meses de fermentação até atingir o impressionante teor alcoólico de 15,1% (salvo engano, o mais alto até hoje da indústria nacional) e mais 9 meses de maturação em barris de carvalho anteriormente usados para a maturação de vinhos varietais de Cabernet Sauvignon. O resultado é um atestado eloquente da seriedade e da maestria da Bodebrown com maturação em madeira e com a produção de cervejas extremas. A madeira é limpa, suculenta e bem integrada ao conjunto marcante e complexo. Desde já se percebe um perfil de envelhecimento austero e agradável que deverá se acentuar com o tempo.
Na taça, exibe coloração acobreada-alaranjada escura e profunda, mas transparente, e creme de baixo volume mas boa persistência considerando o estilo. O aroma é um oceano de complexidade: maltes doces, madeira e frutas fazem um trio afinado e entregam notas de marrom-glacê, melado, castanhas portuguesas e frutas vermelhas em primeiro plano, com um toque doce bem pronunciado, acompanhadas de tâmaras secas, ameixas secas e caramelo. Apimentado e um toque cítrico lembrando laranja (a única coisa que restou dos lúpulos da Perigosa) fazem um contraponto fresco. O envelhecimento em madeira contribui com uma ampla gama de aromas terciários e de evolução: baunilha evidente, couro curtido, madeira, molho de tomate, vinho do Porto e coco tostado. Excelente conjunto. Na boca, a doçura potente e licorosa predomina do início ao fim, com sensação de licor, embora haja um amargor de segundo plano que equilibra competentemente (levando-se em conta a proposta de uma cerveja doce). O aquecimento alcoólico é surpreendentemente comportado para os 15.1% ABV. O corpo é intenso, com textura muito cremosa mas um pouco melada e enjoativa, o que deverá melhorar com o tempo de guarda. No conjunto, é uma cerveja que consegue ao mesmo tempo estar pronta para beber (se você gosta de cervejas fortes e doces) e também ter muito potencial para melhorar com o envelhecimento. O corpo irá secar um pouco, a doçura tenderá a diminuir e os aromas de evolução vão se aprofundar ainda mais, o que a tornará mais austera e sóbria. Sorte a minha que tenha mais duas garrafas pegando pó na adega! Para mim, este foi o lançamento mais interessante de 2014 no mercado nacional.
Vitor, não tenho interesse em vender nem trocar minhas garrafas restantes. No mais, saiba que a Bodebrown já está preparando a próxima safra desse mesmo rótulo, e deverá sair no ano que vem. Boa sorte na busca!