Como eu já coloquei em avaliações anteriores, acho não apenas um desperdício, como burrice mesmo, quando uma artesanal opta por produzir uma american lager para concorrer com cervejas de massa. Não apenas é difícil dar um toque diferenciado como é impossível competir por preço. Pelo menos no primeiro quesito a Insana conseguiu diferenciar sua Gold que tem no corpo, na carga de malte e na presença da levedura alguns diferenciais que dão um toque especial sem prejudicar a drinkability. Uma excelente opção para sessions como churrascos. Mas o preço ainda torna difícil o convencimento para a substituição da cerveja de massa por ela.
Vertida apresentou uma coloração dourada clara intensa, carregada e com um creme branco denso de bom volume e média persistência.
No aroma boa intensidade com uma interessante base de malte pão, mel e algumas notas florais distantes.
O corpo médio proporciona uma sensação sedosa para uma lager o que torna uma experiência mais interessante. Novamente a base maltada é o destaque mas aqui acompanhada da levedura ainda presente e com um final razoavelmente seco e amargo. No aftertaste pão e mel, leves mas bem colocados.
Carbonatação adequada e uma boa drunkability.
No conjunto uma PAL interessante, sedosa e bem feita.