Esta Mistura Clássica Extra é do estilo Light Lager, sub-estilo Premium American Lager, o qual caracteriza cervejas de baixa fermentação, bem claras e límpidas, espuma pouco persistente, aroma bem sutil de malte e lúpulo, sabor seco e pouco adocicado tendendo ao equilíbrio e/ou com leve predominância do amargor (para demonstrar alguma personalidade), corpo leve e boas carbonatação e refrescância. Enfim, a meu ver, trata-se de um estilo que 'joga para a torcida', sem sabores pronunciados que possam assustar parte dos consumidores. Aliás, diga-se que o estilo Pale Lager é o mais bebido no mundo, daí a importância de agradar ao maior número possível de bebedores.
É produzida pela Cervejaria Mistura clássica, fundada na cidade de Volta Redonda/RJ no ano de 2003 e capitaneada pelo Mestre cervejeiro Severino Batista. Seguindo padrões alemães de pureza e fabricação produz cervejas especiais de extrema qualidade, sendo que do variado portfólio já degustei a Pan Head, a Virgulino e a Porreta.
Validade Agosto/2013. A garrafa é de 600 ml, cor marrom e tampa prata contendo o símbolo da cervejaria. O rótulo é discreto, se apresenta na cor verde e traz em destaque, em letras brancas, o nome da cervejaria – logo acima de ramos de cevada e flores de lúpulo. No contra-rótulo figuram menção às demais informações.
Vertido na taça o líquido revelou bela apresentação, com uma coloração amarelo palha de boa translucidez e coberto por espuma branca de destacada formação, boa densidade e de manutenção mediana. Perlage (bolhas) perceptível.
O aroma é suave e limpo. Apresentou notas de malte caramelo, mel, pão e cereais, bem como lúpulo com sensações floral e herbal. O álcool é discreto e uma sensação muito tênue de oxidação/papelão molhado se fez presente (tava esquecida no armário).
No paladar o líquido se apresenta com textura aguada, adocicado inicial moderado seguido de suave amargor. São percebidas notas de malte caramelo, panificação e mel, bem como leve oxidação. O amargor é discreto com sensações floral e herbal. O final é agridoce e o retrogosto é maltado. O álcool de ABV 4,5% é acanhado, mas harmoniza o conjunto. O corpo é médio-leve e a carbonatação é média-alta. A palatabilidade (drinkability) é elevada, breja fácil de beber.
Seguindo a fase de degustação das Premium Lager concluo que esta Mistura Clássica é exemplar de perfil mais maltado e destoou das demais representantes do estilo que tinham amargor mais presente. Mas talvez seja a proposta da cervejaria.