Esta Insana Gold é do estilo Light Lager, sub-estilo Premium American Lager, o qual caracteriza cervejas de baixa fermentação, bem claras e límpidas, espuma pouco persistente, aroma bem sutil de malte e lúpulo, sabor seco e pouco adocicado tendendo ao equilíbrio e/ou com leve predominância do amargor (para demonstrar alguma personalidade), corpo leve e boas carbonatação e refrescância. Enfim, a meu ver, trata-se de um estilo que 'joga para a torcida', sem sabores pronunciados que possam assustar parte dos consumidores. Aliás, diga-se que o estilo Pale Lager é o mais bebido no mundo, daí a importância de agradar ao maior número possível de bebedores.
Traz na receita lúpulo aromático da variedade Saaz, da República Tcheca.
Autêntico ‘Bicho do Paraná’, expressão criada pelo compositor João Lopes, é produzida pela Cervejaria Insana, instalada na cidade de Palmas (sul do Paraná). Foi criada em 2005 por 3 cervejeiros caseiros (Pedro Reis, Evandro Marini e Francelo Carraro) que começaram a produzir para consumo próprio e de familiares. Com o passar do tempo o hobby foi transformado em negócio. Instalada em uma área rural afastada do centro da cidade a Insana conta com uma área de 30.000m² sendo 750m² de área construída e disponibiliza um espaço para recepção de clientes, um amplo jardim e belas paisagens. Há planos de uma visitação guiada pela fábrica. Do portfólio já degustei a Chocolate Porter, a Weizen e a APA.
Validade junho/2014. A garrafa é de 500 ml, cor marrom, com nova identidade visual. O rótulo traz em letras grandes e brancas o nome da cervejaria; logo abaixo, na parte verde, se vislumbra homenagem ao brasileiro Santos Dumont – com a figura do 14 Bis – ‘insano ao desfiar a gravidade e a imaginação projetando aos céus o primeiro avião da história’. Aliás, em cada um dos rótulos da cervejaria, há obras de importantes figuras históricas e consideradas insanas em seu tempo, por criarem, defenderem e compartilharem ideias absurdas, revolucionárias etc. No contra-rótulo há as demais informações, bem completas diga-se.
Vertida na taça revelou líquido de coloração alaranjada, opaca, com mediana turbidez e espuma branca de mediana formação, boa cremosidade e de razoável persistência. Perlage (bolhas) perceptível.
O aroma se revelou agradavelmente aromático, de perfil maltado, e foi possível perceber notas de caramelo, mel e cereais, fermento, bem como lúpulo com sensações herbal e de frutado cítrico de tangerina (IBU 28). O álcool é discreto.
No paladar o líquido se apresenta com uma textura macia e, após um adocicado inicial com notas de malte caramelo e mel, além de fermento, assoma à boca uma boa base de lúpulos com sensações de herbal e cítrico (tangerina), a proporcionar bom equilíbrio com leve perfil lupulado. O final é amargo e seco e o retrogosto é igualmente amargo. O álcool de ABV 5,5% vem bem inserido. O corpo é médio-leve a carbonatação é média. A palatabilidade (drinkability) é elevada, bebe-se fácil!
Degustação agradável, proporcionada por um conjunto harmonioso e refrescante. Boa lager!