Enfim um ótimo custo benefício de uma Ipa nacional.
Temos alguns poucos rótulos nacionais com preço aceitável, estilos mais complexos então, até agora nenhum. Até a Einsenbahn que tem sua linha fixa com bons preços, lançou sua ipa com preço equivalente às importadas.
Eis que vou ao mercado e vejo nas prateleiras a Therezópolis Jade, uma ipa por modestos R$8,20 a garrafa de 600ml, comprei 3 de cara.
Vamos à análise sensorial:
Aparência dourada translúcida, espuma farta e de boa duração.
O aroma é o ponto negativo, pois temos que nos esforçarmos muito para sentir um cítrico de lúpulo bem leve.
Vindo de um aroma tão ínfimo, o sabor surpreende, mesmo sentindo-se a falta de um base maior de malte ou talvez uma maior variedade deles. A sensação na boca é de adstringência/aspereza e um dulçor assertivo de malte não se faz presente, no entanto a breja tem uma boa carga e variedade de lúpulos, onde se destacam as características cítricas e herbais que permanecem do início ao final do gole, tendo um final seco e amargo.
Por comparação, digo que se assemelha a Way Die Fizzy Yellow, mesmo que esta tenha o perfil mais limpo e assertivo, e um melhor conjunto de ingredientes.
Voltando a Jade, seu ponto forte é o custo x benefício, e mesmo que não seja nenhuma obra prima, não deixa de ser uma boa breja, que agradará aos que preferem ipas que não tenham maltes caramelos, sejam secas e que sigam mais o estilo americano de lúpulos.
Sei que outros fatores interferem no preço final, mas espero que este exemplo seja seguido por outras cervejarias, pois aí está a prova que pode-se oferecer um produto com preço acessível e justo.
Fernando, ótima avaliação a sua. Também destaco o custo benefício, e da mesma forma senti falta da variedade de maltes, como por exemplo encontramos na colorado indica ou vixnu (comparando com as principais nacionais). Mas com relação ao preço, acredito que encontramos mais barato mesmo no Rio de Janeiro. Fiquei muito feliz com o preço também, e já perdi as contas de quantas eu comprei para garantir minha sobrevivência caso chegue um furacão por aqui, rs.
KKKKKK, que nenhum furacão apareça por aqui!
Realmente os preços estão demais e bem que as nacionais poderiam ter um preço mais camarada, mesmo sabendo que vários fatores influenciam no preço final.
Atualmente estou comprando no site mamãe bebidas, onde as brejas nacionais tem um melhor preço. Eventualmente eu compro alguma nacional ou gringa em alguma distribuidora, site ou supermercado, mas pesquiso muito antes de comprar, rs.
Abraços e ótimas degustações pra vc!!
Realmente os preços estão demais e bem que as nacionais poderiam ter um preço mais camarada, mesmo sabendo que vários fatores influenciam no preço final.
Atualmente estou comprando no site mamãe bebidas, onde as brejas nacionais tem um melhor preço. Eventualmente eu compro alguma nacional ou gringa em alguma distribuidora, site ou supermercado, mas pesquiso muito antes de comprar, rs.
Abraços e ótimas degustações pra vc!!