Detalhe da Avaliação

3.5 3
Brasil
Renan Oliveira
Renan Oliveira
12 de Abril de 2014 1621
(Atualizado: 14 de Maio de 2014)
Avaliação Geral
 
3.6
Aroma
 
7/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Esta Season Limbo vem listada como sendo do estilo Specialty-Beer, que caracteriza cervejas artesanais com algo que a torna especial, como, por exemplo, um tempero único. Pode incluir maltes e cereais pouco comuns, blend de cervejas, combinações de estilos, receitas turbinadas (ou atenuadas), enfim, algo que lhe confira distinção. A coloração é variável, podendo ser clara ou escura, e a formação da espuma poderá ser influenciada pelo adjunto/processo dito especial; o aroma é harmonioso, mas a ideia do estilo é de que sobressaia, de que seja saliente ou ao menos perceptível, o que torna a cerveja especial; o sabor em regra segue o aroma e repete tais percepções, podendo proporcionar um corpo de leve a pesado.

Para ser mais preciso esta Season Limbo é uma session beer (suave, refrescante, baixos corpo, amargor e teor alcoólico e alta palatabilidade – permite degustação em abundância) que está situada numa zona cinzenta de sub-estilos (Dry Stout, American Stout, Sweet Stout e Porter). Segundo informado pela cervejaria a Limbo foi feita com a lavagem do bagaço da cerveja Cirilo, ou seja, a água quente utilizada para lavar os grãos (para extrair mais açúcares e aumentar a eficiência do processo) foi posteriormente usada para brassar a Limbo. Em linhas gerais é uma breja de baixo teor alcoólico, com notas assertivas de maltes torrados, café, chocolate, caramelo e singelo toffee.

É produzida pela Cervejaria Seasons, fundada na cidade de Porto Alegre/RS em maio de 2010 e capitaneada pelo casal Leonardo Sewald e Caroline Bender; em janeiro de 2011 tem-se a primeira brassagem (Funhouse) nas instalações atuais perto do Aeroporto Salgado Filho. O portfólio é bem servido e este é o quinto rótulo que degusto (antes Cirilo, Funhouse, Wallace e Green Cow). Trata-se de rótulo sazonal e de produção limitada.

Validade novembro/2014, sem lote identificado. A garrafa é de 520 ml, cor marrom, tampa prateada, e traz um criativo e divertido rótulo nas cores cinza e preto ponteado por letras brancas e ilustrado pela simpática (e agora sinistra) vaquinha símbolo da cervejaria. A razão do nome Limbo vem explicado pelo fabricante na ‘descrição comercial’, logo acima. Constam ainda as expressões ‘Limbo’, ‘press stout’ e ‘Start a revolution, drink better beer’. Vislumbra-se, por fim, menção à graduação alcoólica ABV (3,7%), IBU (18), SRM (26), gravidade original - OG 1.041 e ingredientes. Detalhe: menção à dica ‘idkfa’ que concedia armamento ‘full’ no jogo DOOM. Cerveja de cadeia refrigerada – não pasteurizada.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração marrom-escuro, mas não totalmente opaco contra a luz. A espuma de cor marfim se formou de maneira mediana, com boa cremosidade e bolhas médias; a persistência foi satisfatória e restou mantido um fino tampão sobre o líquido ao longo da degustação. Perlage (bolhas) imperceptível.

O aroma, cujo diferencial é o frescor (cerveja viva), se revelou medianamente saliente e apresentou suas credenciais: notas de maltes torrados, caramelo, café e chocolate. O amargor de lúpulo é sutil e coadjuvante, com nuances herbal e picante – cortesia de variedade alemã Nugget, utilizada para amargor O álcool é demasiadamente suave, vindo ao encontro da proposta ‘session beer’.

No paladar o líquido se apresenta com uma textura acetinada e o paladar apreende as mesmas sensações olfativas de maltes torrados, café, chocolate, caramelo e certa lembrança de toffee. O amargor de lúpulo (IBU 18) é muito sutil, confundindo-se com o amargo inerente à torrefação. O final é seco e levemente amargo e o retrogosto traz café e torrefação, mas resta efêmero. O álcool de ABV 3,7% não se percebe. O corpo é médio-leve e a carbonatação é média. A palatabilidade (drinkability) é elevada, bebe-se fácil!

Salvo engano esta foi a minha primeira session beer e, apesar de uma degustação um tanto inédita e agradável, senti falta de personalidade, corpo e álcool. Enfim, o conjunto corrobora a crise existencial de estilo na qual se encontra a breja. Valeu pela experiência e pelo frescor do exemplar, o qual vem em cadeia refrigerada e que só pude degustar por estar em Curitiba/PR.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
14/Maio/2014
Envasamento
Volume em ml
520 ml
Onde comprou
Armazém da Serra (Mercado Municipal em Curitiba)
Preço
R$ 21,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .