Essa Forest Bacuri da Amazon é realmente um rótulo pouco convencional, porém com bonita apresentação. Sua coloração é de um dourado bem fraco e pálido, muito translúcido/cristal, ao melhor estilo SAL. É uma cerveja muitíssimo efervescente e sem sedimentos. Ela forma uma camada generosa de creme branco, fofo, espumoso, com bolhas largas e ótima permanência. Retém bastante lacing nas laterais do copo.
Seu aroma é um pouquinho inusitado, já em decorrência do bacuri. Há uma mistura de notas maltadas típicas com um frutado excêntrico e levemente cítrico, que beira o artificial em dados momentos. Ocorrem sensações mais simples de pão branco, cereal/malte, biscoito e frutas cristalizadas, mas também há o bacuri e algo de capim/pinha/eucalipto (Pinho Sol), que remete vagamente a alguma variedade de lúpulo cítrica/herbal. Não há grande complexidade, mas não apresentou off-flavores relevantes. A referência a Pinho Sol é ordinária, mas é que ela descreve bem esse aroma em particular.
Na boca, o gole é bem adocicado sempre. O sabor da fruta predomina no paladar e lembra claramente lichia. E esse predomínio é tanto que sensações mais triviais e modestas de pão ou malte demoram um pouco para serem percebidas. Não há grande harmonia. O foco é o bacuri mesmo. E a doçura do gole se mistura com uma certa adstringência residual. O retrogosto é simples, curto, com sensação bem nítida de bacuri, lichia/frutas cristalizadas e algo de pão/cereal/malte. O corpo dessa cerveja é realmente leve, muito pouco sedoso. A carbonatação é mediana, com uma crocância suficiente para conferir refrescância. Álcool muito fraco e que passa despercebido. Drinkability mediana. Esse é um rótulo que não prima pelo equilíbrio nas sensações e todo esse bacuri do paladar e as pontadas de artificialidade tornam a garrafa (mesmo pequena) enjoativa, ao menos para meu gosto.
Sinceramente, não sou grande fã dessa Amazon Forest Bacuri. Já tentei degustar em pelo menos 3 ocasiões e o resultado é sempre o mesmo. Reconheço o papel do bacuri e penso nesse rótulo como uma Fruit Beer, mas considero o fruto intenso demais, me parecendo mal encaixado no conjunto. Que eu não seja mal interpretado: sou muito adepto de invencionices, mas nem sempre tudo funciona perfeitamente. Recomendo a degustação, mas mais em termos de curiosidade.