A Wals Trippel, como o nome diz, é do estilo belgian strong ale e se caracteriza por utilizar, mas ou menos, o triplo da quantidade habitual de malte na receita. É produzida pela brazuca Wals, sediada em Belo Horizonte/MG, cuja história iniciou-se nos idos de 1999. Sua fonte de inspiração na fabricação das cervejas que figuram em seu portfólio são as tradicionais escolas cervejeiras belga e theca.
A garrafa é de 375 ml, rolhada. Apesar de sóbria, sem muitos adereços, a garrafa tem um aspecto que denota certa nobreza e distinção, talvez pela "gravata" posta no gargalo e pelo formato que lembra os vasilhames de espumantes, estes claramente vinculados às ocasiões especiais.
Vertida na taça revelou uma coloração alaranjada, turva, não translúcida, com espuma bege, densa, consistente, de boa duração e que mantém rendas nas laterais da taça. Perlage frenética - bolhas pequeninas, numerosas e contínuas.
O aroma é muito bom, frutado, complexo, tal qual aquele das tradicionais cervejas belgas, exalando notas de banana, malte, cravo, levedura, algum lúpulo e álcool em menor intensidade.
No paladar o líquido resinoso se revela frutado e adocicado, apresentando um sabor encorpado e pronunciado com notas de malte caramelo, coentro, pêssego, laranja e um leve amargor. O álcool é bem presente, mas em equilíbrio e a graduação de 9% não agride o paladar e abrilhante o conjunto. Final longo e retrogosto tostado; carbonatação alta e corpo médio; ótima drinkability!
O conjunto é equilibrado e a degustação é prazerosa. Dá gosto ter no Brasil cervejas deste nível.