Cerveja degustada no 4º encontro da Confraria Cervejeira de Poços de Caldas na Churrascaria Poços Grill, onde o tema era "Estilos Ingleses". Presença dos mestres cervejeiros Ronan (Cerveja Monja de Poços de Caldas-MG) e Antônio (Cerveja Maestra de São Sebastião da Grama-SP) e ainda Rafael (New York Pub e Empório Casa São Jorge) com degustação de 8 cervejas em 7 estilos distintos.
Esta foi uma cerveja que impressionou bastante e sem dúvida a melhor das Maestras que já provei, até porque gosto muito deste estilo. Pra quem gosta de comparações, cabe dizer que a conhecida Colorado Demoiselle não é tão intensa no que se diz respeito ao café em comparação com a Maestra, talvez até por ser uma Stout e não uma Porter, apesar de diferenças bem ligeiras entre os estilos.
-Aparência: coloração marrom escura quase negra com tons rubi contra a luz, o creme é bege e bem aveludado com média formação e duração.
-Aroma: parece muito com aquele pacote de café quando abrimos a embalagem, aquele de ótima qualidade, até porque a cidade de São Sebastião da Grama é conhecida pela alta qualidade deste produto, ainda tostado, caramelo e baunilha, tudo com grande intensidade; o lúpulo ainda aparece com leve cítrico; ainda sensações de ameixa, madeira e açúcar mascavo.
-Sabor: acompanha o aroma também com intensidade, leve doce, azedo e ácido, além claro de amargo intenso.
-Tato: a viscosidade é de alta cremosidade e licorosidade com o álcool escondido apesar do alto teor, o sabor residual é adstringente e deliciosamente amargo, mas com duração média na boca.
A drinkability é pouca, já que é uma cerveja mais pesada.