Após degustar a versão Weizen tradicional, aproveitei para conferir a versão Dunkelweizen da Alenda Bier.
Sua aparência é bastante atrativa. Possui coloração escura, um marrom bem escuro e acobreado ou até achocolatado. Era uma cerveja bem límpida e efervescente, até que o final da garrafa trouxe bastante fermento, turvando a bebida e deixando muito sedimento em suspensão. Forma uma camada bastante espessa de creme claro, fofo e disforme, com bolhas pequenas e grandes e que foi assentando apenas lentamente. Deixo alguns escassos anéis de lacing nas laterais.
Aroma bem potente e saboroso. Percebe-se muito fenólico de cravo e um intenso caráter frutado, com notas de doce de banana, passas e até ameixas. Possui também uma enorme sensação de floral, um pouco de condimentado (açúcar mascavo, baunílha) e um pouquinho de off-flavor de sabão. Caráter maltado presente, porém bem menos perceptível, com suas sensações de malte tostado e café. No geral, é um buquê muito interessante, mas mal distribuído. São notas bem gostosas, mas meio bagunçadas entre si.
Na boca, possui um caráter fortemente tostado e cítrico/azedinho, desde o início do gole. Predominam as notas florais lupuladas e as torradas notas maltadas de café, chocolate e frutado escuro seco. Final do gole bem robusto, intenso/potente, melado e defumado. Retrogosto persistente, seco e adstringente, retomando as notas de café/chocolate, defumação e amargor tostado e lupulado. O corpo dessa cerveja é leve, com fraca sedosidade e alguma mineralidade. A carbonatação é média/alta, sendo bastante crocante, o que prejudica a percepção de certas notas sensoriais. Álcool notável, mas muito bem inserido no conjunto, pois não destoa. A drinkability é boa, é uma cerveja com paladar muito saboroso e marcante em sensações Dunkel, porém não é um gole tão harmonioso, sendo, na verdade, até um pouquinho agressivo e enjoativo.
Essa Alenda Dunkelweizen trouxe altos e baixos. Mostrou um caráter Dunkel bem forte, sendo carregada em café e chocolate. No entanto, trouxe um aroma que, apesar de complexo, me pareceu confuso. Trouxe também paladar bem azedinho e desequilibrado. Contudo, no saldo, agradou bastante e se mostrou uma ótima opção dentro do estilo. Seu retrogosto é memorável. Gostei e recomendo sem pudores. Fresca, na cidade de origem, deve ser incrível!