Detalhe da Avaliação

3.7 65
Brasil
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
27 de Julho de 2009 16548
(Atualizado: 09 de Julho de 2012)
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
8/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Assim como aconteceu em relação à Dama do Lago, essa Joinville Porter foi uma raridade que consegui em uma troca com outro confrade do fórum do Brejas. Vale citar então que essa garrafa tinha validade estipulada para 08/2010 e, portanto, não estava fresca.

Bom, logo na aparência, ela apresenta uma coloração negra/preta e opaca, cor de Coca-Cola mesmo. Formou uma camada baixa de creme bege que se dissipou rapidamente, restando apenas uma película sobre a bebida. Ainda assim, esse creme aderiu com facilidade às paredes do copo.

Aroma potente, formando um buquê saboroso. Malte aparece fortemente mas não é tão desequilibrado, uma vez que o lúpulo floral ainda se mostra bem presente. Traz notas de torrefação, café, chocolate, alcaçuz, castanhas/nozes, mas também há a presença de citricidade e até um fraco frutado de passas, frutas secas e, quiçá, vinho. Complexidade interessante!

Seu paladar é harmonioso e não foge do que foi percebido no aroma. Muitas notas maltadas, principalmente de café/cereal torrado, contrabalanceadas por alguns ésteres doces e por discreto lúpulo ao fundo (e suas pontadas de picância). Final do gole bem doce e sedoso. Retrogosto seco, prolongado e marcante, remetendo a café espresso, torrefação, madeira, chocolate, castanhas/avelãs, vinho. Seu corpo é médio, suavemente sedosa e oleosa; e sua carbonatação se mostrou muito baixa, decorrente, talvez, pelo tempo de guarda (lembrou um pint de Guinness). O álcool é discreto e muitíssimo bem inserido. Drinkability muito boa, pois é uma Porter intensa, porém fácil de beber e nada pesada.

Essa Joinville Porter se auto-intitula Robust Porter e vai totalmente de acordo com o estilo proposto. Possui um aroma espetacular; e seu paladar é, de fato, bem robusto. Seu retrogosto é bastante saboroso e marcante e prova que esse rótulo tem ótimos diferenciais. Enfim, é uma cerveja muitíssimo diferenciada, bem elaborada. Infelizmente, foi uma edição limitada que já se esgotou, caso contrário eu teria provado ela em mais ocasiões e com alguma harmonização. Mais uma vencedora do concurso Mestre-Cervejeiro Eisenbahn que deixou saudade...

Detalhes

Degustada em
08/Junho/2011
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Onde comprou
Cortesia
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .