Se a cerveja de Romã feita para comemorar o aniversário de um ano da Forneria Melograno não fez minha cabeça, a segunda receita me convenceu totalmente de que a parceria Passarelli/Bazzo rende muito bem. Feita em parceria com a cervejaria Bamberg, a Due é uma Belgian Dubbel que também leva romã na receita.
Servida na taça, mostra uma bela coloração avermelhada, com surpreendente translucidez para o estilo. Seu creme é bege, mostra uma formação muito boa e uma duração razoável.
A adição de suco de romã é feito a moda belga, ou seja, aparece discretamente, porém não passa despercebido. O romã se combina muito bem com o frutado de leveduras e maltes, que trazem ameixas frescas, banana verde, pequi e frutas vermelhas (cereja e framboesa). Os maltes ainda trazem um fundo de chocolate amargo. Para dar o toque final, notas discretas dos fenóis de cravo.
Na boca, começa bem mais adocicada, lembrando muito um licor de ameixas e chocolate. O frutado ainda vem com toques de banana e uma acidez de limão e é claro, romã, que dão uma certa cortada na doçura maltada. Há uma sensação levemente pronunciada de apimentado ao final, numa boa combinação de cravo e álcool. Álcool esse, que é pronunciado e dá também uma sensação de aquecimento. Seu corpo é leve, a carbonatação alta e os maltes torrados ainda parecem mais no final, conferindo um amargor moderado.
Uma Dubbel das mais em feitas, está pau-a-pau com a maioria das belgas pra falar a verdade. A inserção do romã, só deu um toque a mais, e caiu muito bem com a presença dos maltes torrados e dos sub-produtos das leveduras. Surpreendente receita, me deixando ansioso para o próximo aniversário do Melograno.