Comemorando o segundo aniversário da Forneria e Empório Melograno e em parceria com a cervejaria Bamberg, essa Dubbel traz uma receita tradicional belga com adição de romã. Creme bege, clarinho, de média formação e duração, mas deixando uma fina camada sobre o liquido, se mostrando persistente até o fim da degustação. Coloração âmbar, avermelhada, linda e bastante turva.
Aroma bem maltado, cheio de caramelo, toffee e chocolate em primeiro plano; junto com muitas frutas como: cereja, ameixas e uvas passas, banana como se fosse um delicioso doce (!). Acompanhando tudo isso, notas fenólicas de cravo e um toque apimentado. O lúpulo é discreto, trazendo algo terroso e leve herbal.
O paladar é agradabilíssimo. Com tendência para o dulçor
(mas não tão forte como em outras do estilo) dos maltes com caramelo e chocolate ao leite e toffee, e também com as frutas, mais a banana que é bem pujante e deliciosa como em um doce da vovó Dirce com um toque de cravo; mas ainda aparecem as notas de cereja, ameixas e uvas passas e o toque sutil de romã, que dá um tom charmoso para essa receita. O álcool mesmo não sendo tão alto, dá uma boa pegada e boa esquentadinha nesse pré-inverno, que junto com a pegada dos maltes, deixa o corpo cheio, um tanto quanto licoroso e muito propicio para os dias frios. O final e delicioso. Com as notas doces de caramelo e chocolate ao leite, junto com frutas passas e banana, e mais ao fundo cereja e romã. E mais no finalzinho um leve amargor torrado e tâninos que 'amarram' a boca.
Tradicionalmente belga essa receita ‘brazuca’, ficou muito boa, ainda mais com um toque romã, que não aparece com força, mas mesmo assim dá um toque especial a essa Breja. Espero que para comemorar o terceiro ano a Melograno/Bamberg, faça a ‘Tre’, uma bela Tripel com adição de romã na receita. No aguardo e com água na boca!