Detalhe da Avaliação

3.2 332
Brasil
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
15 de Agosto de 2008 44219
(Atualizado: 09 de Abril de 2011)
Avaliação Geral

3.1
Aroma

6/10
Aparência

3/5
Sabor

13/20
Sensação

3/5
Conjunto

6/10
Logo de cara, na aparência, me pareceu bem bonita e límpida. É uma cerveja de coloração marrom escura, translúcida e com um denso creme bege com minúsculas bolhas, mas que baixou rapidamente no copo.

O aroma típico do de outras cervejas escuras: um maltado essencialmente torrado, porém com certa doçura (caramelo/toffee) e boa presença de lúpulo. À medida que esquenta, desprende um aroma mais característico de fumaça, de defumado mesmo. Aroma desprende facilmente.

Paladar forte e particular: defumada desde o início do gole, com um fundo adocicado/maltado. Final um pouco mais forte e abrupto, marcando uma transição entre um sempre presente adocicado caramelo e um súbito amargor, que remete não somente a lúpulo, mas também a queimado e a cigarro/charuto. Retrogosto bastante agradável, igualmente maltado, defumado, levemente amargo, seco e persistente. Cerveja de médio corpo e com média e precisa carbonatação. Álcool bem inserido e discreto. Possui uma drinkability limitada, em parte por conta do forte caráter torrado/defumado. Trata-se de uma cerveja com média complexidade, mas que possui sim muito caráter. É um rótulo saboroso e que fica melhor a medida que vai esquentando no copo.

Foi minha primeira rauchbier experimentada e sinceramente não me pareceu um estilo tão agressivo como se lê em certos reviews e publicações especializadas. Aliás acredito até que está Eisenbahn seja de ótimo custo/benefício, além de ser fácil de encontrar. Gostei muito. Cerveja fácil de beber. Me parece ser uma ótima opção para se iniciar no estilo.

Detalhes

Degustada em
02/Agosto/2010
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Supermercado
Preço
R$3,50
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .