A Schornstein, na minha opinião, é uma das duas cervejarias (junto com a Eisenbahn) que estão num nível mais elevado do que as outras do estado de Santa Catarina. Essa American Lager é boa prova disso e inclusive acabou me lembrando um pouco a Eisenbahn do mesmo estilo.
Sua coloração é de um amarelo "queimado" e com turbidez mediana, pela falta do processo de filtração. Seu creme é de cor branca, bem "fofa" mas esperava que durasse um pouco mais.
O aroma se desprende dificilmente (não por menos, pois serviram BEM gelado) mas trouxe boas notas de malte como protagonistas, sugerindo mel e cereais. O lúpulo podia ser um pouco mais presente.
O paladar continua não expressivo, porém agradável, mostrando um bom balanço entre notas maltadas e lupuladas. Aqui podem ser sentidas notas breves de cereais, fermento de pão e biscoito, além de um toquezinho sutil de citricidade, para contrastar. O final, no meu modo de ver, acaba sendo o destaque, vindo em camas. inicia com uma acidez mediana, deixa um fraco amargor se sobrepor e dá espaço para um residual um pouco mais adocicado (além de um fundinho de diacetil). A carbonatação é bem alta, dando uma sensação frisante e refrescante, mas ao mesmo tempo, esconde bastante parte do que a cerveja tem a oferecer. Mas no geral acaba sendo uma boa saída pra quem quer uma cerveja direta, agradável e sem aquela porrada de off-flavors.