Apesar de ser classificada como Sweet Stout, a Xingu tem um perfil bem semelhante a uma Schwarzbier. Na maioria das vezes acaba sendo a minha opção, quando vou a um lugar com uma carta de cervejas mais simples. Para mim acaba sendo superior a maioria das nossas Lager populares, mesmo com uma drinkability baixa, por ser um pouco mais adocicada.
Sua aparência é bonita. Mostra uma coloração marrom escuro, com nuances avermelhadas e uma translucidez bem baixa. Sua espuma também é bonita, formando-se em boa proporção, mas infelizmente desaparecendo rapidamente, e sua coloração marrom claro é vista apenas por alguns segundos.
Nos primeiros momentos, o aroma nos brinda com boas doses de maltes torrados, que rapidamente desaparecem, dando lugar a um adocicado de caramelo. Com menos destaque, aparecem algumas notas de chocolate e biscoito, além de um fundinho metalizado.
O paladar acaba não se destacando sobre o aroma e sua aparência, mantendo apenas uma boa média. O paladar começa bem doce, com sugestões claras de caramelo, até um pouco artificial. A seguir vai mostrando um bom amargor, de notas torradas. O lúpulo mesmo que discreto, ainda acrescenta notas cítricas. Notas azedas levemente presente. Carbonação média, assim como seu corpo. Residual doce e metalizado, com leve amargor.