Detalhe da Avaliação

3.7 11
Bélgica
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
09 de Setembro de 2008 5221
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
A Scotch Silly é do estilo Scottish and Irish Ale, sub-estilo Strong Scotch Ale, este pouco comum no Brasil e que designa cervejas fortes, escuras, maltadas e que apresentam uma graduação alcoólica que varia entre 6.5 a 8.5% ABV. Também conhecido por 'Wee Heavy' é estilo nativo da Escócia e que foi se caracterizando em razão das baixas temperaturas de fermentação e envelhecimento proporcionadas pelo país, da presença de maltes em abundância e da dificuldade em se importar lúpulos, que eram caros, sendo usados minimamente nas receitas. Ainda hoje são fermentadas a temperaturas mais baixas do que a maior parte das Ales e possuem um caráter maltado vincado e pouca presença de lúpulo. A coloração vai do acobreado ao amarronzado, apresenta espuma volumosa e podem ser percebidas na taça 'lágrimas' de álcool nas versões mais potentes. Aroma e paladar são tomados por um perfil extremamente maltoso com notas de caramelo, nozes, torrefação e ésteres frutados (ameixas, frutas secas). Os lúpulos costumam ser de variedades inglesas, com perfil terroso. O corpo se apresenta de médio-alto a alto e há no gole agradável aquecimento alcoólico.

É produzida pela 'Brasserie' de Silly cuja fundação ocorreu por volta de 1850 sendo a fabricação de cervejas uma atividade acessória numa fazenda de produção de cevada. Em 1947 a atividade econômica da cervejaria já era mais importante que a atividade agrícola propriamente dita. Está instalada na vila de Silly, às margens do Rio Sylle, entre as cidades belgas de Ath, Enghien e Soignies e recentemente tem aumentado as exportações. No portfólio de cervejas as mais consumidas são a Pink Killer (Fruit Beer), a La Divine (Belgian Strong Ale), a Silly Enghien Noël Triple Blonde, a Silly Saison, a Abbaye de Forest (Belgian Ale) etc, mas há muitos outros rótulos.

Validade: 11/02/2014 - a garrafa é de 330 ml e traz um rótulo sóbrio nas cores verde, em sua maioria, e vermelho quadriculado, que a mim faz lembrar das saias escocesas (kilt). Em destaque, na cor branca, o nome 'Scotch Silly' em letras grandes, tendo ao fundo o símbolo da cervejaria. No gargalo há uma gravata com a mesma representação e no contra-rótulo menção aos ingredientes, graduação alcoólica (ABV 8,0%), copo ideal (tulipa) etc. A tampa é branca e traz o símbolo da cervejaria (um sujeito com uma foice antiga de colher cevada, levando uma caneca de cerveja à boca).

Vertida na taça revelou um líquido de coloração amarronzada, elevada turbidez, com espuma bege de boa formação, abundância mediana e cremosa e de duração satisfatória. Pelas laterais da taça escorreram belas 'lágrimas' e um fino tampão residual se fez presente até o final da degustação. Perlage (bolhas) perceptível.

O aroma se revelou saliente e com bela complexidade tendo apresentado notas intensas de torrefação, caramelo, melaço, chocolate, nozes, frutas secas, leveduras, certa lembrança de madeira molhada e álcool saliente.

No paladar o líquido se apresenta licoroso e traz a mesma riqueza presente no aroma. De perfil bastante maltado tem início adocicado e ostenta notas de caramelo, nozes, chocolate, ésteres frutados (ameixas e frutas secas), melaço e álcool saliente. O final traz torrefação e algum amargor. O retrogosto é adocicado, alcoólico e persistente. O álcool de ABV 8,0% é potente e causa agradável aquecimento, mas é bem inserido. O corpo é médio-alto e a carbonatação é média-baixa. A drinkability é ótima, mas o estilo exige parcimônia.

Conjunto robusto e encorpado, mas com bela complexidade e harmonia. Excelente degustação!

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
11/Março/2014
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
http://www.speciaalbierpakket.nl/
Preço
€ 1,85
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .