Timmermans (carpinteiro em Holandês) Strawberry Lambicus se trata de uma lambic-fruit, ou seja, cerveja de alta fermentação feita a partir de fermentação espontânea (sem adição de fermento) à base de trigo e malte de cevada em que as bactérias e microorganismos presentes no ambiente se encarregam de fazer o resto, surgindo assim uma Lambic. Na fase de maturação se adiciona fruta, no caso morangos, passando a ser uma Lambic-fruit. No estilo predomina o aroma da fruta assim como no sabor a mesma se evidencia com intensidade. Possuem pouco adocicado e não se prestam à guarda. O lúpulo usado é envelhecido e se presta à conservação e não para conferir amargor. É estilo nativo da região de Bruxelas na Bélgica e as frutas mais comumente usadas são cerejas e framboesas, mas atualmente a variedade empregada aumentou bastante tais como pêssego, damasco e etc.
É produzida pela Cervejaria Timmermans que se arroga o título de cervejaria de lambics mais antiga do mundo. Sua história remonta ao ano de 1702 e está instalada nos arredores de Bruxelas. Atualmente integra um consórcio de cervejarias capitaneado pela Martin's. Em seu portfólio de cervejas lambics-fruit há a Timmermans Kriek, a Framboise, a Pêche etc.
A simpática garrafinha evoca a tradição centenária da cervejaria e ostenta um rótulo com um sujeito trajado a caráter e usando cartola, por certo pelos idos dos anos 1900, admirando um copo de cerveja à mão. Vertida na taça revelou coloração situada entre o alaranjado e o avermelhado, de média turbidez, espuma bege claro medianamente volumosa e de média para baixa duração. Perlage (bolhas) perceptível, efervescente.
O aroma é frutado cítrico e dominado por moderadas notas de morango, sem que se perceba algo além.
O sabor ostenta boa complexidade e apresenta uma acidez suave, um tênue adocicado de baunilha, muito morango e nenhum lúpulo. A carbonatação é alta e o corpo é leve. Final adocicado e seco, retrogosto ácido. O álcool de 4% ABV não se percebe e lembra um frisante. Ótima drinkability!
Conjunto agradável e refrescante, degustação prazerosa. Esta cerveja representa bem o tradicional e selvagem estilo e dele não devemos esperar um aroma enebriante e um sabor do outro mundo. A cerveja é simples, mas é saborosa e vale a pena ter na adega.