Mais uma das muitas deliciosas Belgian Dark Strong Ale da Abbaye des Rocs. A versão de Natal dos belgas tem um perfil frutado da levedura da casa, contrastando com tons rústicos, resultando num conjunto bem equilibrado e interessante.
Quando foi vertida na taça, apresentou coloração âmbar em tons acobreados e com pouca translucidez. Se formando em abundância, seu creme mostrou cor bege e uma duração boa.
Esteres frutados fazem a linha de frente no aroma, remetendo a uvas e bananas passas. Além disso, uma robusta base de maltes, que lembra castanha do para, mel, caramelo e chocolate. Por fim, há um intenso terroso que contrasta com a doçura dominante dos maltes e leveduras.
O paladar traz novamente a doçura frutada, com uma acidez leve, que equilibra e ainda dá um caráter mais vinificado. Os maltes trazem ainda tons de castanhas. Com a carga de malte tão intensa, não poderia de ter um corpo denso.
Muito intensa e equilibrada a cerveja de Natal da Abbaye des Rocs. Na minha opinião ficou faltando um pouco dos aromas condimentados que se espera normalmente de uma cerveja de Natal belga.