Tinha uma grande expectativa em, um dia, provar a Westvleteren Abt 12. Finalmente consegui, um marco na minha carreira cervejeira :)
Vamos às impressões:
Apresentação: garrafa muito bonita, totalmente sem identificações - a não ser pela tampinha.
Na taça, apresenta coloração marrom escuro, turva. Consistência espessa. Espuma bastante consistente.
Sabor bastante complexo, que vai mudando ao longo do tempo na taça. Caramelo, frutas, licor, desce fácil, excelente drinkability. Bastante álcool, mas bem inserido no contexto da cerveja.
Tive a oportunidade de provar duas garrafas, de vintages recentes, mas com diferença aproximada de 1 ano entre elas. A cerveja mais antiga apresentou mais sabores, e desceu mais "macia" em relação à mais nova - o que me fez lembrar do que havia lido no site da Abadia: "beer will keep for years: give the beer time and it will continue to ripen".
Em comparação (memória) entre a St Bernardus 12 e a Rochefort 10, tenho todas em um excelente nível, mas a Westvleteren é, na minha opinião, mais equilibrada em todos os aspectos.