Vertida na taça, mostrou uma aparência bem escura, com coloração entre negra e avermelhada bem opaca. Formou um camada de creme bege bastante fofa e espessa, que foi assentando lentamente, durando até o final da degustação. Deixa um pouco da lacing na taça.
Seu aroma é forte e desprende com facilidade. Logo de cara nota-se um intenso maltado remetendo a toffee, caramelo, biscoito, torrefação, madeira e traços de chocolate e grãos de café. Posteriormente também libera notas variadas de frutas vermelhas, cerejas, Porto, passas, ameixas, figos, açúcar mascavo, doce de banana, um pouco de cravo. Vale notar que, pela potência alcóolica anunciada no rótulo (12% vol.), seria de ser esperar muito álcool volatilizado. Mas ele aparece pouco. O que aparece de fato são traços de fermento belga e seus subprodutos frutados, além claro de lúpulo herbal. Belo conjunto aromático!
Quanto ao paladar, ele é intenso e rico, como o aroma. Inicialmente traz uma doçura caramelada marcante. E percebe-se até baunílha e frutas vermelhas/frutas escuras, mas não há desequilíbrio. O gole é sempre picante, devido a lúpulo e álcool. Traz um amargor mais perceptível ao final do gole, que é denso/viscoso e condimentado. Retrogosto medianamente seco, quente, frutado, prolongado e saboroso, remetendo a chocolate/café, frutas secas e passas. Corpo denso, oleoso e aveludado. Carbonatação média/alta, cuja crocância não prejudica o gole. Seu álcool é muito forte e chega a destoar em certos momentos, porém não torna a bebida enjoativa. Ainda assim, claramente sua drinkability é bastante limitada exatamente por conta do caráter extremamente alcóolico. Consegue, sobretudo, demonstrar uma complexidade ímpar.
Essa Malheur 12 é um belo exemplar do estilo Dark Strong Ale. Sim, é um rótulo intenso e seu álcool é exageradamente potente, mas ele compensa em sua complexidade. Traz notas típicas do estilo, fáceis de identificar. Se mostrou um ótimo rótulo, saboroso e forte mas também pesado. Para o meu gosto, ela me satisfez bastante. Ela incentiva a provar as demais crias da De Landtsheer e funciona como introdução às Malheur Brut. Eu recomendo!!!