Detalhe da Avaliação

4.3 44
Bélgica
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
07 de Setembro de 2008 21520
(Atualizado: 14 de Maio de 2011)
Avaliação Geral
 
4.3
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Guardada há quase dois anos, eis que resolvo abrir a Gouden Carolus Easter numa data bem pertinente: a Páscoa. Esta edição comemorativa de Páscoa, assim como todas as outras da linha Gouden Carolus, não me decepcionou, mostrando uma riqueza nutritiva dos maltes, unidos a típica pegada frutada das leveduras belgas e um toque picante de especiarias.
Na taça mostra uma bela cor âmbar avermelhada, com muita vividez e pouca translucidez. Forma uma camada bege bem espessa, que dura razoavelmente bem, restando uma camada bem fininha por um bom tempo e deixando marcas pela taça a cada centímetro caído.
O aroma já mostra que é uma típica Dark Strong Ale belga, com potentes notas esterificadas que traz sensações de bananas, ameixas e uvas-passas, combinando-se muito bem com o malte achocolatado e caramelado. Há um fundo de especiarias que dá um charme e evidencia principalmente canela e quando mais quente, anis. O lúpulo é extremamente delicado, trazendo notas de flores e acompanhados pela sensação química de esmalte (ou seria apenas o potente álcool?).
Na boca a riqueza dos maltes deixa a sensação macia e licorosa de estar com um chocolate derretendo na boca, com um leve toque de caramelo. A notas frutadas, mais a sensação alcoólica, mais o corpo robusto, trazem a sensação de estar bebendo um vinho do porto, ou até um licor de ameixas ou bananas passas. Ao final sim, vem um toque amargo para equilibrar o conjunto. Amargo que vem na verdade, mais pelos maltes torrados e evidenciando café, bem discretamente. A textura cremosa e o álcool presente (mas não agressivo) já foram citados, mas é sempre bom lembrar. Ao final aparecem toques doces/picantes de canela e anis novamente. A carbonatação é de média para alta e o residual predominantemente adocicado.
Esta edição de Páscoa é a receita mais antiga do rótulo, mas que teve uma pausa para a entrada de uma Golden Strong Ale e retornou em 2009. Como já era de se esperar, a Het Anker não decepcionou nesta cervejinha, mantendo o padrão de qualidade Gouden Carolus.

Detalhes

Degustada em
24/Abril/2011
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .