A Hoegaarden é bem clarinha, turva e com alguns (poucos) sedimentos, de coloração amarelo pálido. Forma uma manta média de espuma branca cremosa, ondulada e com minúsculas bolhas, mas que assentou rapidamente. Deixa traços de lacing no copo tumbler.
Aroma delicioso, com notas essencialmente de trigo/cereal, grama/ervas, cana-de-açucar/mel, laranja, limão, fenóis de coentro, banana e fermento. Lúpulos herbal e terroso bastante presentes. Aroma com bastante harmonia e equilíbrio. Traz um leve off-flavor de sabão, bem fraco mesmo.
Cerveja leve, com agradável paladar, equilibrado desde o primeiro instante na boca. Há presença amarga e herbácea do lúpulo, sempre com notas frutadas, condimentadas, picantes e cítricas, mas há também um característico adocicado de mel, malte e cereal, típico do rótulo. Final do gole pouco menos amargo, cremoso e que remete a aveia/trigo (talvez, um leve diacetil). Retrogosto, porém, prolongado, suavemente doce e ainda cítrico/adstringente. Álcool praticamente imperceptível. Corpo leve, um pouquinho sedosa. A carbonatação é média e não prejudica. Cerveja de caráter interessante e muita qualidade, exibindo uma drinkability altíssima. Três adjetivos podem descrever esta cerveja: saborosa, harmoniosa e refrescante.
Excelente exemplar de Witbier. Extremamente honesta e direta, sendo referência no estilo. Agrada muito, é fácil de beber, além de ser excelente opção para provar algo diferente das weissbier tipicamente alemãs e se iniciar no estilo. Sempre faço propaganda dessa cerveja para os amigos. Icônica! Não pode faltar nunca na geladeira.