Essa Vedett Extra White é uma icônica Witbier belga produzida pela cervejaria Moortgat (do grupo Duvel). Junto da Hoegaarden, é uma das mais famosas e divulgadas dentro do estilo.
Seu visual é lindo, clássico, delicado. Trata-se de uma cerveja clara, amarelada, pálida, com muitíssima turbidez. Exibiu pouquíssima efervescência e zero sedimentos. Formou uma camada média de creme branco, com minúsculas bolhas e curta duração, assentando rapidamente sob a forma de fina película sobre o líquido.
Aroma extremamente saboroso, trazendo as duas características primordiais de Witbier: fenóis (de cravo e coentro) e zest de fruta (laranja, lima, limão). Sem off-flavors. Acompanham sensações de cereal leve, pão branco, mel/flores, frutas cristalizadas, grama, mentol e fermento rústico. Ótima porta de entrada para o gole. Buquê de média complexidade, com caráter bem marcante.
Na boca, a leveza do aroma se mantém, com um pouco mais de dulçor do malte/cereal. Gole ainda muito cítrico e condimentado (pontadas fenólicas), mas com uma pegada sensivelmente panificada. Mentol ainda agressivo. Muito fermento aparente. Sem complexidade além. Retrogosto sutil, suave, cítrico/adstringente, sem grande duração, com notas de trigo, coentro e limão. Cerveja de corpo entre leve e médio, com textura bem sedosa, mas sem chegar a ser cremosa. Carbonatação elevada, com altíssima crocância no palato. Sparkling. Álcool totalmente discreto, sem se mostrar. Drinkability excelente. A cerveja é leve e muito fácil de tomar. Caráter contundente sem enjoar. Session beer extremamente fácil e qualificada.
Certamente a Vedett Extra White não é a melhor Witbier já degustada. Mas ela é tão fiel ao estilo por conta de suas notas extremamente nítidas de coentro e casca de laranja/limão. Totalmente encaixada no estilo. Uma aula de Witbier. No entanto, falta um quê a mais no gole e no retrogosto. E sua crocância sparkling, apesar de refrescante, cansa um pouco. De resto, irretocável. Recomendadíssima!!!
Olá amigo. De imediato, consigo lembrar da St. Bernardus Wit. Ela é muito boa e não tão complicada de achar no Brasil se você procurar nas lojas especializadas. A Mikkeller Hoppy Wit é bacana também, mas foge consideravelmente da proposta do estilo. A Grisette da St. Feuillien também é ótima, com um aroma bem carregado. A Allagash, dos EUA, é excelente. Talvez a mais top que já tomei, mas ela só tem lá nos EUA mesmo. Não sei se soou pejorativa a consideração final sobre a Vedett. Que não fique mal entendido. Ela é ótima representante do estilo e funciona lindamente como porta de entrada para quem não está acostumado com Witbier, além de ser fácil de ser encontrada no Brasil. Vedett e Hoegaarden, sempre que possível, eu tenho na minha geladeira. Abraço.